Mulheres ampliam participação no mercado de trabalho cearense

Em 2024, o Ceará registrou um saldo de 56.231 novos empregos formais gerados. O dado, além de revelar um crescimento de 7,8%, se comparado com 2023, também demonstra uma ampliação na participação das mulheres na ocupação destes postos de trabalho.

Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, apresentam uma ampliação da presença feminina nos novos empregos formais gerados, saltando de 37,69% (2023) para 46,28% (2024).

Para o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, “apesar de serem a maioria da população cearense, as mulheres ainda não conseguem essa participação no mercado de trabalho, quer seja pela necessidade de se dedicar ao cuidado dos filhos ou familiares, ou mesmo pelas barreiras impostas pelo mundo laboral. Aos poucos vamos vencendo os desafios para garantir mais igualdade”, complementa.

Neste contexto, muitas mulheres buscam o empreendedorismo como alternativa para obtenção de renda e manutenção dos desafios impostos pelo cuidado com a família. Para incentivar, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Trabalho e Secretaria das Mulheres, lançou o Ceará Credi Mulher que concede crédito e capacitação para microemprededoras, com o objetivo de contribuir para a criação e fortalecimento dos pequenos negócios de mulheres no estado, gerando mais empregos e renda.

“A dependência financeira é um dos motivos que faz as mulheres se manterem em relacionamentos abusivos. Por isso, ações como essa, que incentivam a autonomia econômica de mulheres, são importantes e devem ser intensificadas,” destaca a secretária das Mulheres, Lia Gomes.

Por meio do Ceará Credi, nos últimos dois anos, o programa alcançou um total de R$ 98.661,49 em contratos firmados, refletindo a confiança dos cidadãos na iniciativa. Nesse aspecto, 75,18% dos beneficiados eram mulheres e 54,39% são mulheres chefes de família.

Ceará Credi

O Ceará Credi é um programa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Trabalho, executado pela Adece, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT). O objetivo é disponibilizar crédito para o fortalecimento ou abertura de pequenos negócios em todo o estado. Para mais informações acesse www.cearacredi.ce.gov.br.

Compartilhe o post:

VEJA MAIS NOTÍCIAS

Nossa Churrascada reúne chefs renomados, música ao vivo e 7h de open food neste sábado (10); últimos ingressos estão à venda

Foto: Divulgação/Assessoria de imprensa Neste sábado, dia 10 de maio, o Aeroclube do Rio Grande do Norte, em Natal, será palco da...

Nesta terça-feira (06): PB reforça luta por energia solar acessível em audiência na Câmara dos Deputados, em Brasília

Foto: Padrão Fotos A Associação Paraibana de Energia Solar (APB Solar) marcará presença, nesta terça-feira (6), em Brasília, na audiência pública que...

Grupo “4 Amigos” apresenta a “Fila de Piadas”, no Teatro Riachuelo, em Natal

Foto: Divulgação Você já imaginou como seria a possibilidade de unir trabalho, viagens pelo Mundo e ainda fazer sucesso ao lado dos...

plugins premium WordPress