Faltando poucos dias para o Carnaval, a folia dá mais ritmo aos negócios do comércio do Centro do Recife. O varejo da região central é considerado um pólo fornecedor de matéria-prima para a produção de fantasias, adereços e itens para decoração de ambientes. De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife), Fred Leal, a folia movimenta diversos setores como o de confecções, calçados, cosméticos e miudezas.
Na lista dos produtos mais procurados, neste período do ano, estão artigos para decoração e também para vestir e completar o visual para curtir a folia. A estimativa da CDL Recife para este ano é manter o movimento do ano passado, que ficou entre 5% e 10%.
Diversas lojas vendem artigos já prontos para o festejo e insumos para quem quer botar a mão na massa e elaborar algo personalizado. A intenção é fornecer itens a empresas, escolas, agremiações carnavalescas e foliões. A Casa Lapa – localizada na Rua das Calçadas, no bairro de São José – espera vender entre 10% e 20% a mais este ano em relação ao mesmo período do ano passado.
São produtos prontos como fantasias, adereços, acessórios e insumos para quem quer elaborar suas peças. Aviamentos como tecidos, fitas e muitos itens coloridos, além de fantasias e adereços são os mais requisitados. Segundo a gerente Jannaina Fernandes, a loja comercializa o ano inteiro aviamentos e outros itens e já reforçou o estoque, desde final de ano, para a sazonalidade. Ela informou que existem agremiações que começaram a produzir peças desde o ano passado. Muita gente também busca itens para customizar abadás.
Setores recorrem ao Centro
Conforme o representante do varejo recifense, o Carnaval incentiva ainda negócios de outros segmentos, que também recorrem ao Centro para compor ou incrementar seus produtos e serviços. Atende, por exemplo, bares e restaurantes com diversos itens para o dia a dia, bem como atende profissionais que instalarão som, decoração e iluminação em eventos, além de serviços como o de estamparias para roupas e tecidos. A folia de Momo gera renda ainda a diversos empreendedores que produzem artigos personalizados para o período e alimentos.