Caravana dos Estudos em Escrita Criativa Social vai contemplar aproximadamente 400 jovens em encontros com autores para estimular a produção literária
Com o objetivo de estimular e fortalecer a literatura por meio de incentivo à escrita, a edição deste ano dos Estudos em Escrita Criativa Social amplia sua atuação em Pernambuco. Além da formação no Recife, o projeto vai atravessar municípios das Matas Sul e Norte e do Agreste com a Caravana dos Estudos em Escrita Criativa Social.
“O intuito é estimular o aumento do número de pessoas com acesso à formação em Escrita Criativa no estado, fortalecendo a cena literária pernambucana e incentivando a criação de comunidades de escritores e amantes da literatura”, comenta Adriano Portela, coordenador pedagógico dos Estudos em Escrita Criativa Social.
A iniciativa, inédita, contemplará oito escolas públicas, alcançando aproximadamente 400 alunos. São jovens com idade entre 17 e 22 anos que vão receber, em sua instituição, escritores e professores de diversos estados. A itinerância vai acontecer entre março e novembro e vai contemplar uma escola por mês em encontros de três horas, com teoria, lanche e prática.
A primeira, no dia 14/03, será em Caruaru, com Luís Roberto Amabile, Raldianny Pereira e Patricia Tenório, idealizadora do projeto. Em seguida, o projeto seguirá para as cidades de Vitória de Santo Antão, Ipojuca, Joaquim Nabuco, Palmares, Aliança, Garanhuns e Bom Conselho.
EESCS – Este ano marca a segunda turma dos Estudos em Escrita Criativa Social, iniciativa que se propõe a estimular gratuitamente a socialização, o senso crítico e a criatividade de jovens com idade acima dos 18 anos. O projeto foi criado no ano passado sob a coordenação geral da escritora e doutora em Escrita Criativa (PUCRS), Patricia Tenório. Os participantes terão encontros mensais, aos sábados, contarão com diversos conteúdos a serem trabalhados, entre eles contos de terror, escrita diarística, biografias, expressões poética e teatral, literatura afrodescendente, oficinas de roteiro, de escrita digital e de distopia. A culminância da turma será a produção do livro, de mesmo nome do curso, que será escrito pelos participantes e lançado em evento aberto ao público.