GAMI/RN comemora 17 anos do Bloco carnavalesco “Sem Preconceito Eu Vou”, com o Batuque de Mulheres e campanha contra assédio

O Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes – GAMI/RN foi fundado em 29 de agosto de 2003, em Natal/RN. Com o objetivo de apoiar e fortalecer mulheres lésbicas, bissexuais e transexuais (LBTs), utiliza o esporte, a qualificação profissional e a arte para promover consciência social e política.

Dentre os projetos da organização, se destacam as práticas de autocuidado, o futebol (Virando o Jogo), o Ateliê de Costura Sustentável e Pintura de Memória e Pertencimento e o grupo de percussão Batuque de Mulheres.

E é justamente pela arte e cultura que o grupo se destaca e se consolida como movimento de mudança e quebra de paradigmas no período de carnaval. O Bloco  “Sem Preconceito Eu Vou”, presente no Carnaval da Redinha desde 2009, se consolidou como um lugar seguro, feito por e para mulheres em sua diversidade, famílias e amigas.

Sobre o bloco “Sem Preconceito Eu Vou”

O bloco foi criado por Goretti Gomes e Marlene Silva de Freitas, fundadoras e coordenadoras do GAMI/RN, em 2008, surgindo da necessidade e da vontade de ter uma programação que contemplasse o público LBT e suas diversidades no pólo carnavalesco da Praça do Cruzeiro, na Redinha.

Em 2019, buscando autonomia e protagonismo na música e realizando um sonho, surge uma banda para tocar no carnaval composta exclusivamente por mulheres. É o projeto Batuque de Mulheres.

Em 2025, o Bloco Sem Preconceito Eu Vou, sairá pelas ruas da Redinha com muito batuque, música, dança, irreverência e toda a potência trazida por mulheres que se juntam para fazer arte e passar a mensagem de que é possível um mundo com respeito às diversidades, através das músicas e das palavras de (des)ordem entoadas. 

Aderindo a campanha que traz a temática contra o assédio e a violência contra as mulheres em sua pluralidade, o Bloco “Sem Preconceito Eu Vou” reafirma o seu compromisso contra qualquer tipo de violência, amplia a discussão sobre o tema e conscientiza o público em geral.

Sobre o Batuque de Mulheres 

Atuante na zona norte de Natal desde 2019, o Batuque de Mulheres tem se consolidado enquanto grupo musical nas programações culturais da cidade, bem como em agendas sociopolíticas. O projeto promove a musicalização de mulheres, em sua maioria lésbicas, bissexuais, negras ou periféricas. Com o intuito de possibilitar a emancipação das alunas,  o Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes, através do projeto Batuque de Mulheres, oportuniza o acesso ao estudo da música e ao desenvolvimento de aptidões artísticas e culturais. 

O projeto promove o fortalecimento das mulheres através da arte, o acesso à cultura local e a criação de uma rede entre as mulheres para o enfrentamento ao machismo, sexismo,  LGBTfobia, racismo e todas as formas de violência contra as mulheres. 

Ao passo que promove essa formação sociopolítica para as alunas, abre novas possibilidades de atuação como pessoas artísticas e musicais, expressivas e expansivas, sendo uma grande porta de entrada para que essas mulheres se interessem pela atuação enquanto profissionais da música. 

O Batuque de Mulheres vem construindo uma linda trajetória artística na cena musical local, com propósito social e artístico, tendo lançado os singles “Mais Mulheres” (2022), um feat com Khrystal e participação de dezenas de mulheres, incluindo a cantora Daniela Fernandes, Rafaela Brito e alunas do projeto “Mais Mulheres na Cultura”, e “Saudade da Preta” (2023), uma colaboração entre Batuque de Mulheres, Rafaela Brito e a rapper Pretta Soul. 

Neste ano, com o EP “Amor, resistência e tambor”, o grupo reafirma a potência dos agrupamentos feministas, a partir de letras escritas pelas alunas do projeto sobre suas vivências enquanto mulheres e denunciando opressões. 

SERVIÇO 

Bloco “Sem Preconceito Eu Vou”

Dia 02/03, domingo de carnaval, às 15h

Polo da Praça do Cruzeiro, na Redinha

Atrações: Cortejo com banda de frevo e show do Batuque de Mulheres do GAMI/RN

Informações: (84) 99929 6858 – Goretti Gomes – GAMI

Foto: Lew Ferreira

Compartilhe o post:

VEJA MAIS NOTÍCIAS

CBV realiza visita técnica em Sergipe para definir locais da 4ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia

Evento acontecerá de 14 a 19 de maio com apoio do Governo do Estado A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) esteve em...

Pernambucano Gibson Santos conquista ouro, prata e bronze no Salvador Fall Open

Foto: Divulgação Com três medalhas na competição, o atleta fortalece seu nome no cenário do Jiu-Jitsu O atleta pernambucano Gibson Santos subiu...

Do rock clássico ao contemporâneo, Pub 5 Elementos, em Fortaleza, divulga programação musical diversificada para o final de semana

Foto: Divulgação O Pub 5 Elementos anuncia uma agenda especial para o primeiro fim de semana de abril. Com um ambiente climatizado,...

plugins premium WordPress