
Os consumidores brasileiros tem o pix como principal forma de pagamento na hora das compras. Pesquisa recente do SPC Brasil revela que o PIX predomina como principal meio de pagamento nos canais de compra de lojas físicas, online e também nas contas de consumo como água, luz e telefone, seguidos do cartão de crédito (2 e cartão de débito. No carnaval certamente esse habito se repetirá e para que você não caia em golpes durante os dias de folia, trazemos dicas de segurança.
Pagamento em PIX
Ative os limites de valor e bloqueio de horários para PIX no aplicativo do banco. Muitos bancos permitem configurar limites diários e restrições de horário para evitar transações suspeitas.
Antes de colocar a senha confiram se o valor digitado na maquineta corresponde ao valor a ser pago.
Pagamento no cartão de crédito ou débito
Antes de digitar a senha, certifique-se de que o valor exibido na tela da maquininha está correto. Em meio à agitação, é comum criminosos tentem alterar os valores sem que o consumidor perceba.
Maquininha adulterada
Caso o visor da máquina esteja trincado, escuro, com adesivos suspeitos ou apresente falhas na leitura do cartão, desconfie. Se algo parecer fora do normal, prefira outro método de pagamento.
Redes Wi-Fi públicas
Corra disso! Redes abertas, como as disponíveis em bares, praças e outros locais públicos, podem ser alvos de hackers que capturam dados bancários. Para evitar esse risco, prefira utilizar sua rede móvel ao acessar aplicativos financeiros ou realizar pagamentos online.