De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (5) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) da Bahia, o Carnaval de Salvador 2025 recebeu 11 milhões de baianos e turistas nos principais circuitos, durante os dias oficiais e no pré-Carnaval.
Além disso, nenhuma morte violenta foi registrada dentro da folia e 55 foragidos da Justiça foram detidos com auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial. Eles eram procurados pelos crimes de roubo, tráfico de drogas, furto e dívida de pensão alimentícia. As Forças de Segurança ainda prenderam 48 suspeitos em flagrante e localizaram três pessoas desaparecidas.
A SSP também computou uma redução no número de crimes contra o patrimônio. Os roubos apresentaram redução de 33% e os furtos de 32%. Em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), equipes de inteligência alcançaram 37 pessoas com tornozeleira eletrônica nos circuitos.
Nos Portais de Abordagem, estruturas montadas nos acessos aos circuitos da folia, cerca de cinco mil itens proibidos, entre eles facas e tesouras foram recolhidos, evitando a utilização dos materiais para cometimento de crimes.
Sensação de segurança
A Ouvidoria da Secretaria da Segurança Pública visitou os circuitos da festa e conversou com foliões para aferir a sensação de segurança. Entre os participantes da pesquisa, cerca de 85% tiveram percepção positiva sobre a sensação de segurança. No que diz respeito à confiança, 90% dos baianos e turistas aprovaram a atuação das Forças Policiais e de Bombeiros.
O projeto Ouvidoria Itinerante também foi levado para as festas de Carnaval nos bairros Rio Vermelho, Cajazeiras, Itapuã e Periperi.
As equipes da Superintendência de Prevenção à Violência da SSP realizaram acolhimento de vítimas em situação de vulnerabilidade, durante 24 horas, nos três circuitos da festa. Cerca de 20 mil atendimentos foram realizadas nas unidades do PIPREV.
Foto: Alfredo Filho