Estação Cabo Branco abre exposição ‘Saga do Vaqueiro’ a partir desta sexta-feira (7) em João Pessoa

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes – abre, a partir das 17h desta sexta-feira (7), a exposição ‘Saga do Vaqueiro’, do fotógrafo baiano Lenec Mota. A exposição fotográfica, que busca imortalizar a essência da tradição e da cultura do Sertão nordestino, fica aberta a visitação do público até 7 de junho, no 1º andar na Torre.

Cristina Strapação, curadora da exposição, explicou que o trabalho busca levar o público ao imaginário da atividade dos vaqueiros, trabalhadores que moldam o cotidiano sertanejo, numa prática marcada por coragem e resiliência, ameaçada pela modernidade. “Os vaqueiros carregam o peso de uma memória coletiva e de uma ancestralidade que se expressa em seu modo de vestir, falar e lidar com o campo. O projeto foi inspirado pela observação das rápidas mudanças que vêm transformando o Sertão. Novas tecnologias e formas de trabalho começam a substituir práticas seculares, ameaçando a continuidade de saberes transmitidos oralmente e por meio da prática, geração após geração”, afirmou.

A exposição ‘Saga do Vaqueiro’ é resultado de um projeto enviado pelo artista visual Leandro Rolim para edital de Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), em 2024. O projeto foi acolhido pela Curadoria de Arte da Estação Cabo Branco.

Artista – Lenec Mota, natural de Irecê, Sertão baiano, divide seu tempo trabalhando na Paraíba e na Bahia. Atua nas áreas de fotografia, produção cultural e audiovisual, com experiência em projetos culturais e televisivos. Recentemente, participou dos projetos documentais Semeando o Futuro e Reconhecendo Mestres: Francisco Alves, o Coroné Chico Tripa (2024), ambos na Paraíba.

Serviço – A Estação Cabo Branco, localizada no bairro do Altiplano, é administrada pela Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec). O local fica aberto para visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; e sábados e domingos, das 10h às 18h. O acesso é gratuito.

Compartilhe o post:

VEJA MAIS NOTÍCIAS

Prazo para MEIs declararem faturamento de 2024 termina dia 31 de maio

Declaração anual é obrigatória e deve ser feita mesmo sem movimentação financeira Microempreendedores individuais (MEIs) têm até o dia 31 de maio...

Maio Furta-cor: shopping promove conversas sobre saúde mental materna

Imagem: Freepik De 15 a 17, programação reúne especialistas e mães para diálogos sobre maternidade, puerpério, luto gestacional e outros temas Dar...

Quadrilhão abre as portas para a festa junina nas ruas do Centro do Recife

16 quadrilhas juninas do Recife desfilam em um cortejo no próximo dia 23 no Pátio de São Pedro. Fotos da matéria: Felipe...

plugins premium WordPress