“Cabaret: Diana conta Mário” une literatura a arte burlesca, homenageando Mário de Andrade em espetáculo inédito em Maceió

Foto: Divulgação

O espetáculo “Cabaret: Diana conta Mário”, estrelado pela multiartista alagoana Silvie Leal, estreia em Maceió no próximo dia 26 de março – os ingressos já estão disponíveis. A apresentação acontece no Teatro Homerinho, localizado na Rua Sá e Albuquerque, no bairro histórico de Jaraguá.

O “Cabaret: Diana conta Mário”  tem direção do carioca Marco Chavarri (DFenix), e une, no show inédito em Maceió, a música e a literatura ao burlesco. A arte burlesca consiste no trabalho musical, dramático e performático que tem intuito de hilariar caricaturando com ousadia o espírito de obras compreendidas como sérias.

Revisitando os contos eróticos do grande escritor Mário de Andrade, Silvie propõe uma performance irreverente a partir de trechos selecionados da obra “Mário de Andrade – Seleta Erótica”, compilada por Eliane Robert Moraes. A mescla de linguagens artísticas e a troca direta com a plateia reflete a catarse do sentir, prometendo muitas reflexões e risos. 

O projeto surgiu a partir do trabalho colaborativo entre Silvie Leal e Marco Chavarri, ao realizarem a “Oficina de Burlesco” em 2023. A atividade despertou o desejo de fomentar a arte burlesca pouco explorada em Alagoas e perpetuar o protagonismo de artistas e fazedores de cultura LGBTQIAPN+ no teatro. 

O diretor e a multiartista encontram nos contos eróticos de Mário de Andrade a possibilidade de conversação entre a performance burlesca e a temática do homoerotismo. As obras de Mário têm caráter revolucionário e além da inegável qualidade literária, a sonoridade dos textos deram margem à Silvie para estruturar com ousadia e erotismo a dança, a música e as entonações vocais do espetáculo.

“O processo criativo do ‘Cabaret: Diana conta Mário’ foi lindo, intenso, divertido e difícil, um trabalho de desconstrução e aprendizado para a arte e, sobretudo, para a vida. Realmente é um privilégio ser conduzida por um grande artista da cena burlesca nacional [Marco Chavarri], uma referência pra mim”, contou Silvie Leal sobre o projeto.

“Cabaret: Diana Conta Mário” é realizado e patrocinado pela Lei Complementar nº 195, Lei Paulo Gustavo, através do edital da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de Maceió e pelo Ministério da Cultura (Governo Federal), com produção e apoio da Dagô Produções.

Serviço: “Cabaret: Diana conta Mário”

Data: 26 de março

Horário: 20h 

Classificação: 16 anos

Endereço: Teatro Homerinho – R. Sá e Albuquerque, 450 – Jaraguá, Maceió (AL)

Ingressos: R$ 60,00 (inteira), R$ 30,00 (meia), disponíveis na bilheteria digital Sympla

Sinopse: O “Cabaret: Diana conta Mário” revela com humor a personagem Diana, figura conhecida no folclore alagoano. Ela surge de férias, depois de uma longa temporada natalina, para contar histórias para lá de inusitadas de um certo Mário de Andrade, ícone da literatura nacional, em sua incursão pelo mundo metafórico do erotismo literário. Multifacetado e unindo linguagens diversas ao burlesco, o show promete momentos de puro lirismo e diversão, numa troca direta e gostosa com a plateia.

Silvie Leal: Alagoana formada atriz pela Escola Técnica de Artes (UFAL), Silvie interpreta, produz e dirige teatro e cinema. Atua há 31 anos no cenário artístico alagoano, tendo 30 espetáculos teatrais no currículo. Iniciou sua carreira no cinema em 2004, e já contabiliza 08 filmes, entre curtas e longas metragens.

Marco Chavarri: Performer e pesquisador de arte burlesca, co-criador do Festival “Yes Nós Temos Burlesco”, ministrou oficinas no curso de extensão na Universidade Federal do Rio de Janeiro, POA Burlesque (Argentina) e na Academy of Burlesque (Estados Unidos). Como performer já fez apresentações internacionais, incluindo: Buenos Aires, Seattle, San Francisco e Nova York.

Compartilhe o post:

VEJA MAIS NOTÍCIAS

Festival de Quadrilhas Juninas Anarriê abre inscrições para a 7ª edição

Foto: Divulgação Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do Festival de Quadrilhas Juninas Anarriê, que será realizado de 20 a...

Programação da Semana S do Comércio em Olinda e Jaboatão é cancelada devido às chuvas intensas na Região Metropolitana do Recife

Em decorrência das fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife desde a última quinta-feira (15.05) e por orientação das prefeituras...

Quadrilhas juninas protagonizam final de semana de debates em evento promovido pelo Coquetel Molotov Negócios em Campina Grande

Foto: Emanuel Tadeu Evento acontecerá no auditório do Museu de Arte e Ciência (MAC) e será aberto às 10h deste sábado (17)...

plugins premium WordPress