Interessados têm oportunidade única de se destacar no mercado de trabalho com formação no Centro que é pioneiro em IA
Fotos: Widma Sandrelly/Ascom-UFPE
A UFPE anunciou hoje (21) o lançamento do curso de bacharelado em Inteligência Artificial (IA), que está com inscrições abertas até o dia 4 de abril. A criação do curso dá continuidade ao pioneirismo do Centro de Informática da Universidade no cenário da IA no Brasil, estabelecido desde a década de 1970, com a liderança em investigações na área e a criação do primeiro grupo de pesquisa do Brasil em IA, hoje nomeado CIn.AI. Os interessados poderão utilizar as notas dos três últimos anos de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concorrer às 50 vagas através do link que consta no Edital de Seleção. O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 9 de abril e o início das aulas da primeira turma de 25 alunos será no dia 5 de maio. Os demais aprovados ingressarão no semestre 2025.2. Informações detalhadas estão disponíveis no edital.
Durante entrevista coletiva, no Auditório João Alfredo, na Reitoria da Universidade, o reitor Alfredo Gomes destacou que a criação do curso está vinculado ao Plano Nacional de Inteligência Artificial, que foi lançado no ano passado pelo presidente Lula, para a formação de especialistas nesta área. “É uma ferramenta fundamental para o processo de desenvolvimento econômico, de formação de quadros altamente qualificados nesta área”, destacou ele.
Participaram também da entrevista a pró-reitora de Graduação, Magna Silva; o diretor do CIn, Paulo Borba; o vice-diretor do CIn, Sérgio Soares; e os professores Paulo Salgado, da coordenação de ensino do centro, e Teresa Ludermir, pioneira nos estudos de Inteligência Artificial na UFPE e grande referência na área no país.
A Inteligência Artificial é uma das áreas mais promissoras e estratégicas da atualidade, com impacto direto em diversos setores. A nova graduação corresponde à crescente digitalização e automação de processos que têm gerado uma demanda por profissionais qualificados em IA, capazes de desenvolver soluções inovadoras e éticas para problemas complexos. Em Pernambuco, assim como em todo o Nordeste, o curso será essencial como propulsor social, científico e tecnológico.
A formação trará disciplinas como Aprendizado Profundo, Ética em IA, Inteligência Artificial Generativa e Modelos de Linguagem, e Engenharia de Software para Inteligência Artificial. Todo conteúdo com uma forte ênfase em projetos práticos e parcerias com o setor produtivo. Formando, assim, profissionais qualificados para promover a transformação digital com desenvolvimento sustentável. Mais informações estão disponíveis no site do Cin-UFPE.

ÁREAS DE ATUAÇÃO – O bacharel em IA poderá atuar em indústrias de diversas áreas, como empresas de desenvolvimento de software, setores de Tecnologia da Informação de instituições públicas e privadas, e em empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. Também é possível atuar de forma autônoma, através da prestação de serviços de consultoria ou da criação de empreendimentos.
Alguns cargos que poderão ser ocupados pelo profissional formado no curso são cientista de dados; engenheiro de machine learning, de IA ou de dados; especialista em processamento de linguagem natural, visão computacional, IA generativa, cibersegurança com IA ou ética e governança de IA; pesquisador; consultor de IA; arquiteto de soluções em IA; desenvolvedor de sistemas autônomos; gerente de projetos em IA; analista de negócios com IA ou professor/instrutor de IA.
SELEÇÃO – A seleção para as turmas 2025.1 e 2025.2 do Bacharelado em Inteligência Artificial será realizada excepcionalmente em duas etapas. A primeira delas é a inscrição através de Formulário do Google de 21 de março a 4 de abril. Acessando o edital, o candidato preencherá seus dados pessoais e escolherá submeter o resultado de um dos três últimos anos de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), anexando o comprovante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O resultado preliminar da primeira etapa será divulgado no dia 9 de abril. Após os prazos recursais e da realização de avaliação da Comissão de Heteroidentificação, os aprovados nesta etapa, serão convocados no dia 13 de abril para entrega de documentações comprobatórias. O resultado final da seleção será publicado no dia 17 de abril. O calendário completo está disponível no edital. A partir de 2026, a seleção será realizada através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) junto aos demais cursos da UFPE.
PIONEIRISMO EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – Centro de excelência no ensino de Informática no Brasil e no mundo com 50 anos de história, o CIn-UFPE já formou mais de 2800 bacharéis e profissionais em Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação. Com a nova graduação, o Centro dá continuidade ao seu protagonismo em Inteligência Artificial que teve início na década de 1970 através do trabalho realizado com Inteligência Computacional, um dos ramos da IA. Desde então, o CIn.AI, grupo de pesquisa composto atualmente por mais de 20 professores, já formou mais de 450 mestres e 120 doutores na área.
O CIn é sede do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Inteligência Artificial (IAIA) e também de dois dos 11 Centros de Pesquisa Aplicada (CPA) em Inteligência Artificial do Brasil, a maior iniciativa de pesquisa em IA em curso no país coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Comitê Gestor da Internet (CGI.BR). Sendo berço de inovação em IA através da criação de empresas como a Neurotech/B3, fundada no CIn-UFPE/CESAR em 2002.
Serviço
Seleção para Bacharelado em Inteligência Artificial do CIn-UFPE
Período de inscrições – 21 de março a 4 de abril
Forma de inscrição – On-line através de link que consta no Edital de Seleção
Resultado preliminar da seleção – 9 de abril
Resultado final – 17 de abril
Início das aulas – 5 de maio
Duração do curso – Nove semestres
Mais informações
Coordenação da Graduação em Inteligência Artificial
coord-ia@cin.ufpe.br