Bahia Origem Week traz imersão na gastronomia com chefs e aulas-show gratuitas

 Foto: André Monteiro

4ª edição do Bahia Origem Week promete uma experiência gastronômica especial, reunindo tradição e inovação. O evento, que acontece de 3 a 6 de abril no Centro de Convenções Salvador, contará com uma programação diversificada e interativa, com destaque para a programação da série de aulas-show.

O evento, que se reafirma como um dos maiores da gastronomia do Brasil, promovendo conhecimento, troca de experiências e valorização dos ingredientes regionais, tem entrada gratuita, mediante doação de 1 kg de alimento para a Campanha Bahia Sem Fome, e integra em sua programação outros dois grandes eventos: o Chocolat Festival e a ExpoPesca e Aquicultura Nordeste.

Showcooking

As aulas levarão o público a uma imersão nas práticas de uma cozinha profissional, com a participação de 10 chefs reconhecidos abordando diversos segmentos gastronômicos, passando pela culinária afro-brasileira, cozinha regional, confeitaria e gastronomia fitness.

A influência africana na culinária local será exaltada pelos chefs Ana Célia (Zanzibar), Jônatas Bomfim (Chefe da Quebrada), Fabrício Lemos (Grupo Origem) e o professor de Cultura Alimentar paraibano Carlos Ribeiro, que apresentarão pratos inspirados nas raízes afro-brasileiras. Já a valorização dos pescados será destaque em parceria com a ExpoPesca, trazendo nomes como Elíbia Portela e a alagoana Cida Pescadora para ressaltar a importância desse setor na economia baiana.

A Costa do Cacau também estará representada com a chef Dani Façanha (Morro dos Navegantes), de Ilhéus, e o consultor gastronômico André Cabral, que trará estratégias para o reaproveitamento total dos alimentos. Enquanto isso, na cozinha fitness, o chef Gabryel Boaventura mostrará formas simples de tornar a alimentação saudável mais acessível e saborosa.

A gastronomia internacional será representada pelo chef belga Laurent Rezette, embaixador do The Mastercook of Belgium na América Latina. Com mais de 20 anos vivendo na Bahia, ele irá combinar técnicas e insumos da culinária europeia com ingredientes locais.

A confeitaria também terá espaço especial com a chef argentina Mariana Corbetta, fundadora da Escola Mundo Pastel. Em parceria com o Chocolat Festival, ela apresentará técnicas de temperagem do chocolate, decoração e arte em confeitaria. Haverá ainda o Atelier do Chocolate, onde esculturas serão produzidas ao vivo.

“Na cozinha show, procuramos atingir vários setores da gastronomia. Nós temos desde a Expo Pesca, com pescados regionais, a pratos com heranças africanas e a confeitaria, trazendo o cacau e o chocolate como protagonistas. Este ano trazemos também receitas fitness, explorando as possibilidades de uma alimentação mais saudável, e a gastronomia sustentável, com 100% de aproveitamento do alimento”, explica André Cabral, também curador da programação de chefs, que buscou ampliar horizontes e explorar novas tendências sem perder a essência da gastronomia regional.

Serviço:
Bahia Origem Week – Chocolat Festival – Expo Pesca e Aquicultura
Centro de Convenções Salvador, de 3 a 6 de abril, das 14h às 22h
Entrada: Gratuita, mediante doação de 1Kg de alimento não perecível
Mais informações: @origemweek

Fonte: Alô Alô Bahia

Compartilhe o post:

VEJA MAIS NOTÍCIAS

Nova loja da CeArt será inaugurada no RioMar Fortaleza

Foto: Divulgação O artesanato cearense ganha um novo ponto de comercialização em Fortaleza. O Governo do Ceará, através da Secretaria da Proteção...

Publicado novo cronograma do concurso da Polícia Militar de Sergipe

Aplicação da Avaliação Psicológica, terceira fase do certame, será realizada no próximo dia 25 O Governo de Sergipe publicou, na edição do...

Inscrições abertas para o curso  de Costura da Escola de Carnaval  do Ceará

A Escola de Carnaval do Ceará segue capacitando e qualificando profissionais para o ciclo carnavalesco. Estão abertas as inscrições para o curso de Costura. O módulo...

plugins premium WordPress