Bienal Internacional do Livro de Pernambuco completa 30 anos com novo formato e foco na acessibilidade e no mercado editorial

A XV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco acontece de 3 a 12 de outubro de 2025, no Centro de Convenções de Pernambuco, consolidando-se como o terceiro maior evento literário do país e o principal do Nordeste. Em sua edição comemorativa de 30 anos, o evento apresenta o tema “Ler é sentir cada palavra”, reforçando a importância da leitura como experiência sensorial e acessível a todos. A Bienal é realizada com o incentivo da Lei Rouanet, do Governo Federal, tem patrocínio premium da Petrobras e realização assinada pela Cia de Eventos, Ideação e Vox Produções.


Diferente das edições anteriores, este ano a feira será a própria homenageada, com o subtítulo “30 anos em estado de poesia”. A proposta é transformar o espaço em uma “Cidade da Bienal”, reunindo editoras, autores independentes, agentes literários e público em geral. Segundo a organização, grandes editoras nacionais já confirmaram presença, reforçando o evento como um dos mais importantes do setor no país.

A última edição, realizada em 2023, registrou números expressivos, com mais de 120 lançamentos de livros, 300 atividades culturais, 160 expositores e um impacto econômico superior a R$ 18 milhões. O evento também obteve mais de 5 milhões de impressões digitais, com 63 mil curtidas e mais de 2 mil comentários nas redes sociais. A expectativa para 2025 é ampliar esses resultados, atraindo um público ainda maior.


A nova edição contará com iniciativas inéditas para ampliar o impacto do evento. O Educativo Bienal 2025 oferecerá experiências literárias para crianças, adolescentes e jovens, além de um ciclo de palestras voltado para professores, incentivando a leitura e a formação crítica desde cedo. A Bienal reforçará o compromisso com a acessibilidade, garantindo maior acesso para pessoas com deficiência e ampliando o acesso ao conteúdo literário por diferentes formatos.


Entre os nomes já anunciados para este ano está Paulo Ratz, criador do projeto multiplataforma “Livraria em Casa”. Aos 36 anos, o carioca e administrador de empresas trabalhou por quase uma década na produção audiovisual antes de se tornar um influenciador literário. Com quase 600 mil seguidores somados em YouTube, Instagram, TikTok e Twitter, ele usa o humor para divulgar literatura e será um dos destaques da programação jovem desta edição.


A XV Bienal também reforçará a presença do público infantil, com um espaço ampliado para crianças e adolescentes, além de atividades específicas para estimular a leitura desde cedo. Mais nomes e editoras participantes serão divulgados nos próximos meses, consolidando a Bienal como um polo de inovação e negócios no setor literário, promovendo encontros entre escritores, editores e leitores e impactando o mercado cultural e econômico do estado.

Foto: Divulgação/ BienalPE
https://bienalpernambuco.com/
@bienalpe

Compartilhe o post:

VEJA MAIS NOTÍCIAS

ICT do Senac Pernambuco é o primeiro do Sistema Fecomércio a obter registro de abrangência nacional

Localizado no Porto Digital, Instituto atua como um elo entre entidades de pesquisa, empresas e organizações O Instituto de Ciência e Tecnologia...

Dragão do Mar realiza programação especial em alusão à Data Magna do Ceará

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo...

Mulheres na tecnologia impulsionam inovação digital e ampliam oportunidades

A transformação digital mudou e continua mudando diariamente a dinâmica do mercado, elevando a concorrência entre empresas. Para se destacar, profissionais precisam...

plugins premium WordPress