Cine Teatro de Lauro de Freitas recebe a 1ª edição da mostra nacional “Encena Lauro”

O Cine Teatro de Lauro de Freitas recebe até 30 de março, a 1ª edição do Encena Lauro, mostra nacional de caráter competitivo que vai marcar as comemorações da Semana do Circo e do Teatro. O evento é promovido pelo Pólo de Atores & Dramaturgia de Lauro de Freitas e acontece em um dos espaços culturais da Secretaria Estadual de Cultura (SecultBA). 

A secretaria contribui para o desenvolvimento de projetos artísticos e culturais com 17 equipamentos espalhados em 12 Territórios de Identidade da Bahia. Essas unidades são gerenciadas pela Superintendência de Territorialização da Cultura (Sudecult), por meio da Diretoria de Espaços Culturais (DEC). Nos espaços culturais é possível conectar a engrenagem do fazer artístico e cultural do Estado, com teatro, dança, performance, música, literatura, artes visuais, audiovisual, palestras, oficinas, cinema, além das mais diversas atividades populares.

A programação da mostra contempla apresentações para crianças, jovens e adultos. Ao todo, nove atrações representativas de seis estados integram o evento: Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará e Paraíba e Bahia. Com exceção da peça de abertura e de encerramento, que terão um ingressos em valor simbólico, os espetáculos terão entrada gratuita. 

O festival tem como objetivo convidar a comunidade cultural a interagir com os espaços públicos, estimulando o livre pensar e agir e apreciação da “arte ao vivo”. “Queremos que todos sintam a arte ao vivo, dando possibilidade de fazer parte desse movimento a crianças e comunidades que, apesar de terem, muitas delas, acesso à conteúdos artísticos pela tela de audiovisual, ainda não testemunharam apresentações de um palhaço de perna de pau fazendo malabares, por exemplo”, afirma o curador da mostra e coordenador do Pólo de Atores & Dramaturgia de Lauro de Freitas, Tobé Velloso. 

O Pólo de Tores já realizou doze edições de mostras locais de teatro, com as turmas de oficinas e cursos. Ao todo, foram realizadas 60 montagens de formaturas e foram mil certificados para atores iniciantes e iniciados. Nos dois últimos anos, a entidade realizou o evento “Encena Lauro – Mostra Guarda Chuva” e ofereceu suporte técnico e estrutural as peças teatrais produzidas na cidade de Lauro de Freitas e adjascências.

MOSTRA COMPETITIVA – Uma comissão avaliadora, composta por jurados fixos e convidados, premiará os espetáculos que se destacarem, oferecendo troféus e certificados nas categorias  atuação, iluminação, figurino,maquiagem, sonoplastia e direção. Dentre os 54 espetáculos inscritos, oito peças foram selecionadas e uma foi convidada para compôr a competição. 

A abertura no evento, que acontece Dia Mundial do Teatro e Nacional do Circo Março, contará com a peça indicada ao Prêmio Brasken, na categoria infantojuvenil, “Saudades, João!” – SSA,aventura e emoção pra qualquer idade. Já o enecrramento terá a aprentação do espetáculo “A menina que roubava lixo”, peça infanto juvenil que completará 10 anos este ano e prepara para sua última turnê. 

Na programação, cada apresentação vai homenagear uma personalidade de lauro de Freitas que tenha uma ligação intríseca com a “arte ao vivo”.  “A tradição do cordel, os folguedos, a literatura, o teatro brincante e as musicalidades estão mais vivas do que nunca. A memória cultural de Lauro de Freitas não deixou o ‘bonde passar’”, disse o historiador, cordelista e coordenador de pesquisa e memória da mostra, Gildásio Freitas.

  • Programação Completa

    28/03
    10h – “Jujuba para Dias de Chuva” – Cia. Sei Lá o Quê de Teatro (GO)
    15h – “Contos de Amor Nordestino” – Coletivo Teatral Sonhe Que Dá (PB)
    19h – “A Dama da Noite” – Pane Produções (PE)

    29/03
    09h – Debate Papo – Viva a Arte Viva!, com Márcio Wesley e convidados
    10h – Laboratório de encenação para crianças – Grupo Pirilampo (PE)
    16h – “10 Minuto de Lucidez” – Teatro Labirinto (MG)
    19h – “Severinos” – Grupo Armorial de Teatro (CE)

    30/03
    11h – “O Livro da alegria” – Grupo Pirilampos (PE)
    16h – “E, Antes de Tudo Seria o Fim” – (PE)
    19h – “A Menina que Roubava Lixo” – (BA)
    20h – Cerimonia de premiação

Fonte: SecultBA

Compartilhe o post:

VEJA MAIS NOTÍCIAS

ICT do Senac Pernambuco é o primeiro do Sistema Fecomércio a obter registro de abrangência nacional

Localizado no Porto Digital, Instituto atua como um elo entre entidades de pesquisa, empresas e organizações O Instituto de Ciência e Tecnologia...

Dragão do Mar realiza programação especial em alusão à Data Magna do Ceará

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo...

Mulheres na tecnologia impulsionam inovação digital e ampliam oportunidades

A transformação digital mudou e continua mudando diariamente a dinâmica do mercado, elevando a concorrência entre empresas. Para se destacar, profissionais precisam...

plugins premium WordPress