Foto: Divulgação
O poder do treino correto para mais bem-estar, equilíbrio e autoestima
No mês dedicado à mulher, temos uma oportunidade especial de valorizar o cuidado com a saúde e o bem-estar feminino. O dia a dia das mulheres pode ser repleto de desafios e responsabilidades, desde compromissos profissionais até demandas pessoais. Tirar um tempo para cuidar do corpo e da mente é um ato de amor-próprio e empoderamento. A prática regular de atividades físicas vai além dos benefícios para o organismo: treinos personalizados ajudam a fortalecer a autoestima, liberar tensões e buscar equilíbrio emocional.
Segundo a educadora física da Selfit Academias, Stephanny Oliveira da Silva, o exercício físico é uma poderosa ferramenta para a saúde mental, pois estimula substâncias essenciais, como o BDNF (Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro), considerado um “fertilizante para o cérebro”. A produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e regulador do humor, também é estimulada. “Se a atividade física estiver em dia, o cérebro vai pensar de forma mais eficiente, proporcionando equilíbrio emocional. A mulher vai ficar menos estressada e também elevar sua autoestima. É isso que o exercício físico traz de benefício para a saúde mental!”, explica a especialista.
Outro ponto importante é a adaptação do treino às fases do ciclo menstrual. Durante o período que antecede a menstruação, a mulher pode treinar normalmente, inclusive com alta intensidade. Já após a menstruação, durante a fase lútea, a intensidade deve ser reduzida, pois o corpo fica mais fraco devido às flutuações hormonais. Para a saúde física, a musculação se destaca como a melhor opção de treino para mulheres. Stephanny Oliveira enfatiza que, a partir dos 30 anos, ocorre um déficit significativo de massa magra. “A musculação ajuda a ganhar massa magra, força e resistência muscular, além de reduzir o estresse, a ansiedade e melhorar o humor e a motivação. É a melhor opção!”.
Para as mulheres jovens, Stephanny recomenda um treino que combine força e exercícios aeróbicos com mais intensidade, desde que não existam patologias. “Com o público mais jovem, dá para trabalhar com uma intensidade maior, adaptando de acordo com a necessidade de cada uma”, explica. Essa abordagem permite maior desenvolvimento da resistência física e promove uma base muscular forte para o futuro. O treino personalizado ainda contribui para a saúde óssea, fundamental para prevenir doenças como a osteoporose. Stephanny destaca: “A mulher vai ter menos perda óssea, reduzir o risco de doenças como o câncer e melhorar a amplitude de movimento e o equilíbrio, inibindo o risco de lesões e quedas futuramente. Isso faz com que, ao chegar à terceira idade, ela esteja mais preparada”. Para a terceira idade, o foco maior é o treinamento de força, que ajuda a retardar a perda de capacidade funcional.
“Com treinos personalizados e bem orientados, as mulheres podem conquistar mais saúde física e mental, enfrentando os desafios diários com mais energia, equilíbrio e autoestima. O cuidado com o corpo e a mente é um ato de empoderamento que deve ser valorizado todos os dias.” finaliza Oliveira.
Sobre a Selfit Academias:
Em 2012, os fundadores inauguraram em Salvador (BA), a primeira unidade do que se tornaria a Selfit Academias – uma das maiores redes da América Latina. Em 2015, já com cinco unidades, a empresa se associou ao fundo H.I.G. Capital, elevando o negócio a uma nova escala e acelerando o seu crescimento. A Selfit é uma rede de academias que dobra de tamanho a cada ano. Está presente em quase todos os estados do Brasil, incluindo academias em implantação que totalizam 156 unidades. O principal propósito da marca é estar conectada à jornada de vida de cada pessoa. O objetivo da empresa é despertar em todos a paixão pelo movimento, respeitando as metas individuais. A Selfit Academias possui um time com sinergia, obstinado em entregar resultados com esmero e atenção aos detalhes, assegurando as melhores experiências em seus empreendimentos.
Em julho de 2021, a Selfit realizou um aporte na startup Weburn, considerada a “Netflix” da vida saudável. O aplicativo já oferecia treinos, dicas de alimentação e videoaulas, agora investe em uma linha própria de produtos nutricionais. A Weburn começou sua história em 2017, com o objetivo de levar uma melhor qualidade de vida para o maior número de pessoas através de conteúdos fitness, saúde e bem-estar. Atualmente, a startup conta com mais de 500 mil usuários. No segundo semestre de 2024, a Selfit conquistou o selo Great Place to Work, chancela também conhecida como GPTW. A certificação, considerada uma das principais referências mundiais em cultura organizacional, oferece a possibilidade de os colaboradores das empresas avaliarem a companhia por meio de pesquisas de diagnóstico.
Fonte: Assessoria de imprensa