A pesquisa que mapeia a produção cultural do Estado, está realizando de forma inédita um levantamento de dados culturais e socioeconômicos dos agentes e equipamentos culturais.
O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura de Pernambuco e da Fundarpe, por meio meio do Observatório de Indicadores Culturais (Obic), anuncia a prorrogação do prazo de inscrição do primeiro Censo Cultural de Pernambuco para outubro de 2025. A pesquisa que mapeia a produção cultural do Estado, está realizando um levantamento de dados culturais e socioeconômicos dos agentes e equipamentos culturais. A ação conta ainda com apoio do Sebrae e da Fundação Joaquim Nabuco, além da parceria com as secretarias municipais de cultura.
Inicialmente previsto para ser encerrado em abril deste ano, o novo prazo visa garantir uma maior inclusão e representatividade dos fazedores de cultura de todas as regiões do estado. “A decisão de estender o período de mapeamento atende a uma demanda do setor cultural, assegurando que artistas, coletivos, grupos e instituições tenham mais tempo para registrar suas informações. Com isso, buscamos ampliar o alcance do Censo, fortalecendo a construção de políticas públicas mais justas e eficazes para o desenvolvimento cultural do Estado. Convidamos todos os agentes culturais a participarem desse processo fundamental para a valorização e reconhecimento da diversidade cultural de Pernambuco”, explica a coordenadora do Observatório de Indicadores Culturais da Secult-PE, Manuella Oliveira.
A execução do Censo Cultural de Pernambuco está sendo realizada por meio da plataforma Mapa Cultural de Pernambuco, de forma simples e rápida, com o preenchimento de um formulário presente na aba “Oportunidades”. Para quem precisar de ajuda no preenchimento, o censo também estará disponível para preenchimento nas Salas do Empreendedor do Sebrae, espalhadas nos municípios do estado, com auxílio de profissionais treinados.
“O Censo Cultural de Pernambuco é um grande aliado das políticas públicas em cultura no Estado, pois nos permitirá ainda mais assertividade nas ações da gestão para o fortalecimento dos fazedores e gestores da cultura pernambucana, que estarão munidos das informações e dados necessários para construir caminhos sólidos para o futuro do setor”, afirma a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula.
A realização do Censo Cultural de Pernambuco permitirá uma melhor compreensão das particularidades da cadeia produtiva da cultura no Estado, levantando indicadores e informações que são ferramentas essenciais para a construção de políticas públicas no setor. Os dados ajudarão a entender as necessidades específicas de cada segmento cultural, fortalecendo ainda mais agentes, grupos, equipamentos e patrimônios.
São dois formulários disponíveis, um para agentes culturais e outro para equipamentos. As linguagens artísticas contempladas são artesanato, artes circenses, artes da dança, artes do teatro, artes visuais, audiovisual, cultura popular, design, fotografia, gastronomia, música, museus, literatura, moda, ópera, patrimônio e técnicos da cultura. Já nos equipamentos, são englobados museus, teatros, salas de cinema, espaços de formação em artes circenses e galerias de artes.
O Censo Cultural de Pernambuco ficará disponível até outubro de 2025 por meio do link www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidades. O resultado será divulgado em um relatório com informações e indicadores culturais coletados por município, além de um dashboard com dados gerais da cultura do Estado, que será subdividido por linguagens e equipamentos.
CENSO CULTURAL DE PERNAMBUCO
Quando: até outubro de 2025.
Acesso: www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidades.
Foto: Morgana Narjara/Secult-PE/Fundarpe