A transformação digital mudou e continua mudando diariamente a dinâmica do mercado, elevando a concorrência entre empresas. Para se destacar, profissionais precisam dominar inovação, metodologias ágeis e gestão estratégica. Neste cenário, a presença feminina ainda é discreta, mas com muito potencial de crescimento. A participação das mulheres no setor de tecnologia tem aumentado nos últimos anos, mas a desigualdade de gênero ainda é significativa. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), houve um aumento de 60% na participação feminina no setor de tecnologia entre 2015 e 2022. No entanto, os homens ainda representam 83,3% do mercado, enquanto as mulheres ocupam apenas 12,3% dos cargos de tecnologia. Em áreas como full-stack, infraestrutura e back-end, a disparidade é ainda maior, com uma proporção de 10 homens para cada mulher.
Atenta a essa realidade, a Wyden promove uma discussão acadêmica sobre a participação feminina na inovação digital. A instituição tem promovido fóruns de discussões internas e externas sobre o tema, trazendo lideranças do ensino superior e profissionais da tecnologia para refletir sobre o futuro do setor.
Como parte dessas iniciativas, a primeira edição do Café com Carreira acontece no dia 31 de março, com o tema “Quebrando Barreiras: A Ascensão Feminina em Espaços Masculinos”. “O evento, que tem como objetivo trazer reflexões para dentro do espaço acadêmico, contará com a participação de Renata de Almeida Veríssimo Leite, coordenadora de Infraestrutura e Telecom da Yduqs, e Karla Caroline de Carvalho Silva, coordenadora regional de Tecnologia e Informação da Yduqs, que discutirão os desafios enfrentados pelas mulheres na tecnologia e estratégias para ampliar a inclusão feminina no setor”, destaca Débora Freitas, coordenadora de Carreiras da Wyden.
Essa preocupação também se reflete na formação acadêmica. O MBA em Gestão de Negócios e Inovação Digital da Wyden é uma oportunidade para as mulheres que desejam se qualificar e conquistar seu espaço no mercado de tecnologia. “O mercado exige profissionais com visão estratégica e capacidade de adaptação. Em uma área como a tecnologia, que tradicionalmente teve menor participação feminina, é fundamental incentivar essa mudança. O MBA proporciona essa qualificação, permitindo atuação em áreas como gestão de negócios digitais, consultoria e empreendedorismo”, destaca Denilson Motta, coordenador do curso. Para mais informações sobre o curso, basta acessar www.wyden.com.br.
SERVIÇO MBA em Gestão de Negócios e Inovação Digital da Wyden
· Duração: 12 meses
· Modalidade: Online
· Diferenciais: Grade curricular atualizada, professores renomados e foco em inovação digital Mais informações: www.wyden.com.br
Foto: Freepik