Foto: Divulgação/Natal Shopping
Iniciativas do empreendimento, como espaço de regulação sensorial e empréstimo de fones abafadores de ruído, promovem uma experiências mais agradável para crianças e adultos com autismo
Nesta quarta-feira, 2 de abril, o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo divulga informação para reduzir o preconceito e aumentar o respeito em relação às vivências de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em alusão à data, a Câmara Municipal de Natal vai homenagear o Natal Shopping e outras instituições que põem em prática ações inclusivas para garantir um espaço acolhedor para a comunidade com o diagnóstico.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o paciente com TEA lida com uma série de condições que comprometem seu comportamento social, a comunicação e a linguagem em diferentes graus. Outra característica pode ser a realização de comportamentos repetitivos e dificuldades para lidar com estímulos sensoriais excessivos, o que pode dificultar seu acesso a atividades de lazer e entretenimento.
“Não existe caso único, os sintomas são diversos e em níveis diferentes, mas existem pessoas que têm uma sensibilidade maior ao som, às luzes e até a texturas. Então em um ambiente comum, como o shopping, a gente se depara com vários estímulos, tanto visuais quanto sonoros, e isso pode desencadear uma crise em quem tem uma hipersensibilidade”, explica Indira Campos, neuropsicóloga.
Diante dessa realidade, o Natal Shopping reafirma seu compromisso com a inclusão ao oferecer um espaço de regulação sensorial no seu Espaço Família. Recém reformado, o ambiente promove privacidade e ferramentas que ajudam a ajustar a intensidade das respostas a uma ou várias sensações. Além disso, o shopping disponibiliza outras ferramentas que facilitam a experiência de lazer e entretenimento para as pessoas com autismo.
Iniciativas promovem inclusão do público com autismo
Entre as iniciativas do Natal Shopping voltadas para a inclusão, destacam-se:
- Vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com autismo, devidamente identificadas com o símbolo da fita de quebra-cabeça colorida.
- Empréstimo de abafadores de ruído, disponíveis gratuitamente no Espaço Família, para proporcionar maior conforto sensorial durante o passeio.
- Sessão Azul no Cinépolis, onde a experiência cinematográfica é adaptada com volume reduzido, iluminação suave e liberdade de circulação durante a exibição. Além disso, pessoas com TEA têm entrada gratuita e seus acompanhantes pagam meia-entrada.
- Capacitação contínua dos colaboradores para garantir um atendimento mais preparado e empático.
Além disso, o NAT realiza mantém um canal aberto para sugestões de boas práticas voltadas à inclusão de pessoas com necessidades especiais. Para isso, disponibiliza o e-mail para contato: marketing.nat@natalshopping.com.br.
“Nosso compromisso é garantir que as pessoas tenham experiências agradáveis dentro do shopping. Por isso, buscamos criar um ambiente acolhedor, para que todas as famílias se sintam bem-vindas, seguras e à vontade para aproveitar todos os momentos com tranquilidade”, explica Diana Petta, gerente de marketing do Natal Shopping.
Fonte: Assessoria de imprensa