Imóveis com até 50% de desconto: alta inadimplência dispara número de leilões e cria oportunidades para investidores

Especialistas garantem que esse é um dos melhores momentos para investir em imóveis desse tipo

A inadimplência do consumidor fez o número de imóveis em leilão quintuplicar nos últimos dois anos. Em 2024, foram 47 mil imóveis colocados à venda no Brasil pela Caixa Econômica Federal, instituição responsável por cerca de 70% dos financiamentos imobiliários no país. No ano anterior, o número foi de 26 mil, contra apenas 9 mil em 2022, segundo a Caixa. Especialistas da área indicam que este é o melhor momento para fazer negócio, visto que a procura vem aumentando e os valores podem ser negociados com até 50% de desconto em relação ao preço de mercado.

“Com o aumento das taxas de juros e o aperto no orçamento de muitas famílias brasileiras, cresceu o número de pessoas que não conseguiram manter em dia as parcelas do financiamento imobiliário. Quando há atraso prolongado no pagamento, os bancos retomam os imóveis e colocam em leilão para recuperar o valor investido”, explicou Danielle Neves, corretora especializada em imóveis de leilão, que trabalha há seis anos nesse mercado.

Segundo ela, a ideia de que o melhor momento para comprar um imóvel sempre será o futuro não se sustenta diante da realidade do mercado imobiliário atual. “Os preços dos imóveis tendem a subir ano após ano. O que se compra hoje por um valor reduzido dificilmente estará mais barato no ano seguinte. Quem adquire um imóvel agora já garante um patrimônio valorizado para o futuro”, destacou.

“No caso dos imóveis de leilão, algumas propriedades estão até desocupadas e há situações que podem contar, inclusive, com financiamento da própria Caixa Econômica Federal, facilitando a aquisição por compradores que buscam moradia própria ou visam os imóveis como investimento. Com o ritmo acelerado de leilões e o aumento da procura, a recomendação é que os interessados entrem no mercado o quanto antes”, complementa.

Nilson Farias, sócio de Danielle, também ressalta o bom momento do setor. Mas, revela que muita gente ainda tem receio ou dúvidas. “Os leilões oferecem descontos que tornam a aquisição extremamente vantajosa. Mas, na prática, a gente vê muita gente com questionamentos. Por isso, o apoio de um corretor especializado pode ajudar a evitar riscos e garantir um bom negócio”, destacou. “De fato, os leilões são uma alternativa inteligente para quem busca imóveis com preços abaixo do mercado e muita gente tem despertado para esse tipo de negócio”.

Fonte: Assessoria de imprensa

Compartilhe o post:

VEJA MAIS NOTÍCIAS

Pesquisa aponta que brasileiros pretendem gastar até R$ 100 em Ovos de Páscoa

Levantamento aponta que o aumento dos preços influenciou na decisão de compra Os brasileiros estão sentindo no bolso o aumento nos preços...

Efeitos dos feriados nacionais e reginais no setor terciário

Fecomércio-PE explica impactos distintos dos feriados sobre o comércio e o turismo em Pernambuco A Federação do comércio de bens, serviços e...

Coquetel Molotov Negócios divulga programação para Campina Grande

Foto: Divulgação Inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril  Um dos eventos mais importantes de fomento à cultura, o Coquetel...

plugins premium WordPress