Em parceria com a Prefeitura do Recife, programa investe R$ 1 milhão em ações que transformam realidades nos territórios
O Porto Social, organização integrante da Rede Muda Mundo, lançou a oitava edição do CAIS Recife – programa de qualificação e fortalecimento de iniciativas sociais na capital pernambucana. Com inscrições abertas até o dia 4 de maio, o edital oferece 75 vagas para projetos que atuam em comunidades e territórios com foco em transformação social.
Este ano, a iniciativa conta com um aporte de R$ 1 milhão da Prefeitura do Recife, reforçando a parceria entre o poder público e as organizações da sociedade civil. Para o prefeito João Campos, a ação é uma forma de potencializar a força de quem já está mobilizado pela mudança. “Não faltam pessoas que querem contribuir de alguma forma para transformar o mundo e mudar a vida de quem mais precisa. Mas até mesmo essa vontade tem que ser canalizada, organizada para que a gente possa atingir resultados, seja no poder público, na iniciativa privada ou no terceiro setor. Com esse programa, a gente reforça o nosso compromisso em apoiar boas iniciativas de transformação social”, afirmou.
Durante o programa, os projetos selecionados terão acesso a mentorias especializadas, capacitações estratégicas e suporte técnico, contribuindo para o fortalecimento, a sustentabilidade e o alcance das ações no território. Segundo Fábio Silva, CEO da Rede Muda Mundo, o CAIS tem se consolidado como uma plataforma de transformação concreta na vida de empreendedores sociais e das comunidades onde atuam. “Mais do que formar lideranças ou estruturar iniciativas, o CAIS impulsiona uma rede de impacto que transforma territórios inteiros. A cada edição, vemos ideias se tornarem soluções e pessoas se tornarem protagonistas de mudanças reais. O programa vem se consolidando, também, como uma política pública voltada à profissionalização de projetos sociais nos territórios”, afirmou.
Desde sua criação, o CAIS Recife já qualificou mais de 450 iniciativas, beneficiando diretamente milhares de pessoas. Um dos exemplos de destaque é o projeto Amor Forte, na Zona Oeste do Recife. Após passar pela incubação, o grupo ampliou seu alcance de 900 para mais de duas mil pessoas. “O Porto Social foi fundamental para a profissionalização do nosso trabalho. Passamos de um impacto de 900 pessoas para mais de duas mil, e tudo isso graças ao aprendizado e ao apoio que recebemos. O CAIS transformou nossa forma de atuar e ajudou a alavancar nossa missão”, relatou Adriana Souto, coordenadora do projeto.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 4 de maio de 2025, por meio do site oficial do Porto Social: https://portosocial.org/editais/cais-recife-2025-qualificacao-para-iniciativas-sociais.
