O aluno do nono ano do Colégio CBV Leonardo dos Santos, de 14 anos, único representante de Pernambuco na Gymnasiade 2025, considerada a “Olimpíada Escolar” do mundo, conquistou medalhas de ouro nos 50 metros Peito e no revezamento 4×50 metros Medley. Além das categorias em que subiu no lugar mais alto do pódio, o nadador competiu nos 100 metros, em que conquistou a prata, e 200 metros Peito; 100 metros Borboleta e no revezamento 4×50 metros Peito masculino, onde também se sagrou vice-campeão.
Além da excelência do desempenho nas águas, Leonardo também conquista bons resultados acadêmicos. O resultado é fruto da disciplina e cultura de estudos aplicada pelo Colégio CBV, que alia os estudos à prática esportiva e ao equilíbrio socioemocional. “É um excelente caminho apresentar possibilidades aos estudantes, para eles descobrirem novas habilidades, firmarem compromisso consigo e com os outros. Organização, persistência e novas conexões incentivam a autonomia dos alunos e os conscientizam de que podem ser melhores a cada esforço e dedicação. A educação e a prática esportiva como completude contribui para manter a mente sã e o corpo em movimento e isso reverbera nos estudos”, destaca a psicóloga do CBV Sabrynna França.
Campeão dos Jogos Escolares de Pernambuco, nos 50 e 100 metros Peitos, e dos 50 metros Costa; melhor atleta e índice técnico na Copa Nordeste, com medalha de ouro nos 50 e 100 metros Livre, 100 metros Peito e 100 metros Medley; vitorioso no sul-americano escolar nos 50 metros Peito e vice-campeão nos Jogos Escolares Brasileiros, nos 50 e 100 metros Peito, e do Brasileiro Infantil de verão, nos 100 e 200 metros Peito, o atleta é uma jóia da natação. Na avaliação do coordenador do segmento esportivo do Colégio CBV, Túlio Ponzi, os resultados esportivos refletem a dedicação e o caráter do estudante. “Léo é um excelente aluno e atleta. Ele é comprometido com os estudos e com o treinamento. Além disso, é disciplinado, educado, bem humorado e muito querido. Um verdadeiro campeão”, afirma.
Organizado pela Federação Internacional do Esporte Escolar (ISF), a Gymnasiade reúne estudantes de diversos países e tem como objetivo promover o intercâmbio cultural, a educação e os valores do esporte.
Foto: Divulgação/ Assessoria de Imprensa CBV