Foto: Sandra Monteiro
Realizada nesta segunda-feira (14), na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), essa é a 2ª turma do programa que prevê capacitação de 600 MPE’s ao longo de oito oficinas em 2025
O Sebrae no Rio Grande do Norte, por meio da Agência Sebrae no Oeste, deu início, na noite desta segunda-feira (14), à segunda turma do Programa Rota Digital, em Mossoró. Com o objetivo de fortalecer a presença digital de micro e pequenas empresas (MPE’s), a iniciativa, realizada no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), atua como ferramenta estratégica de capacitação, com enfoque no uso de tecnologias acessíveis para impulsionar os negócios no ambiente digital.
A programação do Rota Digital prevê a formação de oito turmas ao longo de 2025, cada uma com oficinas práticas e orientações personalizadas. A expectativa é capacitar e tornar mais competitivos um total de 600 empreendedores.
Desta vez, o público foi composto exclusivamente por mulheres empreendedoras de diferentes segmentos. A oficina de imersão que teve duração de quatro horas abordou as temáticas do planejamento de conteúdo digital, atendimento via WhatsApp Business e otimização de perfis no Google Meu Negócio.
O encontro apresentou soluções práticas para empreendedoras que, mesmo com negócios consolidados, ainda enfrentam desafios no ambiente digital.
“Apesar de existirem tantas ferramentas disponíveis, muitos empreendedores não sabem como utilizá-las estrategicamente. O Rota Digital vem justamente para ser esse guia. Aqui mostramos como algo simples, como não atualizar a localização online, por exemplo, pode comprometer a credibilidade de uma empresa”, destacou o gerente da Agência Sebrae no Oeste, Paulo Miranda.
Além da capacitação coletiva, as participantes terão direito a uma hora de mentoria individual com consultores especializados em marketing. Também farão uso da ferramenta Canvas do Marketing Digital, adaptada especialmente para o ambiente online.
Sem barreiras
Foi justamente a busca por conhecimento na área digital que atraiu a psicóloga Bruna Carlos à oficina. Ela atua em uma clínica voltada à saúde multiprofissional e conta que o Rota Digital ajudará a superar obstáculos numa melhor compreensão do mundo digital em benefício dos negócios.
“Trabalhar com marketing hoje é muito desafiador. Precisamos estar sempre buscando, precisamos estar em oficinas como essas, de modo que a gente possa se capacitar e entender como se posicionar nas redes sociais, entender melhor a nossa marca, nossa empresa, ver quais são nossas limitações e como podemos melhorar e alçar novos voos”, reflete.
Com 15 anos de experiência à frente de um buffet, a gastróloga e personal chef Franciene Nogueira também viu na capacitação uma oportunidade de evolução. “Hoje, os clientes nos descobrem pelas redes sociais. Precisamos profissionalizar essa presença e oferecer uma experiência positiva também no digital. O Sebrae é um parceiro de longa data, e sei que posso contar com ele neste novo desafio”, disse.
Reforço
Além da capacitação coletiva, as participantes terão direito a uma hora de mentoria individual com consultores especializados em marketing. Também farão uso da ferramenta Canvas do Marketing Digital, adaptada especialmente para o ambiente online.
Fonte: Sebrae-RN