Município, integrante do Programa DEL Turismo, venceu uma das categorias do 5º Prêmio de Turismo Responsável. Foto: Divulgação/ Assessoria de Imprensa
O município de Sirinhaém foi um dos vencedores do 5º Prêmio de Turismo Responsável, realizado nessa terça-feira (15) durante a WTM Latin America 2025, em São Paulo. O case “Associação Marisqueira de Aver-o-Mar” ganhou o primeiro lugar na categoria “Melhores iniciativas para promover a diversidade, equidade e inclusão no turismo”. A cidade é uma das contempladas pelo Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL Turismo), parceria do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE com o Instituto DEL, a bbw (Bildungswerk der Bayerischen Wirtschaft), parceiro alemão da Rede DEL Turismo, e apoio da sequa – parceiro da economia alemã e do Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ).
“Essa conquista é um marco não apenas para Sirinhaém, mas para todo o turismo pernambucano. O reconhecimento da Associação Marisqueira de Aver-o-Mar como exemplo de diversidade, equidade e inclusão reafirma o poder que o turismo tem de transformar vidas e fortalecer comunidades. É gratificante ver o trabalho dessas mulheres ganhar visibilidade e respeito em um evento internacional”, afirma Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE.
O 5º Prêmio de Turismo Responsável é promovido pela WTM Latin America, principal evento global para a indústria de viagens da América Latina. A premiação reconhece histórias do setor que contribuem para o desenvolvimento sustentável no continente. A edição deste ano recebeu mais de 160 projetos de 15 países.
“Receber esse prêmio é uma emoção que não cabe no peito. É o reconhecimento de uma luta que atravessa gerações, feita com as mãos na lama, no mangue, e com o coração cheio de orgulho da nossa história. Representar a comunidade de Aver-o-Mar e todas as mulheres marisqueiras de Sirinhaém nesse momento é uma honra imensa. A gente sempre acreditou que o nosso trabalho tinha valor, e agora o mundo está enxergando isso também. Esse prêmio é de todas nós, mulheres guerreiras, que seguimos firmes preservando nossa cultura e gerando sustento com dignidade”, declarou Viviane Maria do Nascimento, presidente da Associação das Marisqueiras de Aver-o-Mar.
TRADIÇÃO – A pesca de mariscos, ostras e aratus em Sirinhaém é uma tradição passada de geração em geração, especialmente na comunidade pesqueira de Aver-o-Mar. As pescadoras locais, descendentes de escravos e quilombolas, cresceram imersas na atividade. Sob o comando de Dona Lia e outras 20 marisqueiras, surgiu a Associação Marisqueira de Aver-o-Mar, que busca valorizar essa herança cultural e gerar renda por meio do Turismo de Base Comunitária (TBC).
Hoje, a Associação promove uma rota turística que inclui trilhas pelo mangue, onde ensinam a extração sustentável, e experiências gastronômicas com pratos típicos preparados na hora.
O projeto ganhou força com a chegada do Hotel Sesc na região e o apoio de instituições como Senac, Sesc, Sebrae e Instituto Negralinda. As marisqueiras receberam capacitação por meio de cursos, onde aprenderam técnicas de beneficiamento do marisco, segurança na manipulação de alimentos e a preparação de pratos diversificados.
DEL TURISMO – O programa foi lançado em Pernambuco em novembro de 2023. O estado foi o segundo do Nordeste a implementar a metodologia do Instituto DEL, cujo objetivo é fortalecer a governança do turismo por meio do planejamento participativo com a atuação de atores locais. Além de Sirinhaém, também foram contemplados pelo DEL Turismo o município de Tamandaré e a ilha de Fernando de Noronha.
Em março, o case “O protagonismo das marisqueiras de Aver-o-Mar, Sirinhaém, Pernambuco/Brasil” foi destaque na Alemanha. Conquistou o 3º lugar no Green Destinations Stories Awards durante a Feira Internacional de Berlim (ITB 2025). A cidade concorreu na categoria “Comunidades Prósperas”.