Novo destino foi apresentado oficialmente à imprensa e agentes de viagens nesta quarta-feira (23) durante realização de Famtour e Fampress
O município de Mari, localizado na região da zona da mata paraibana, ganhou oficialmente sua rota de turismo, passando a ser também um destino para quem visita o estado e moradores de outras cidades. A rota “Caminhos da Sociobiodiversidade – uma jornada de sabores e inclusão” une gastronomia e sustentabilidade rural e foi apresentada, nesta quarta-feira (23), para representantes da imprensa e agentes de turismo da Paraíba e de Pernambuco.
A rota de turismo foi planejada pelo Sebrae/PB em parceria com a prefeitura de Mari, Universidade Federal da Paraíba, governo do estado e Associação Nossa Senhora de Fátima. A visita inclui passeios na área rural do município para conhecer principalmente o cultivo da mandioca e os produtos derivados do alimento, que incluem pratos tradicionais como bejus e tapioca, além de doces e até cerveja.
“Mari é o maior produtor de mandioca da Paraíba. Visitamos estabelecimentos que produzem alimentos a partir da mandioca, na proposta de ser uma rota inclusiva, sustentável e para colocar o município no mapa do turismo paraibano”, disse a gerente do Sebrae/PB em Guarabira, Jacy Viana.
Ela ainda destacou que a proposta da criação da nova rota turística é promover o desenvolvimento sustentável do município a partir do turismo, beneficiando a população e gerando novas oportunidades. “A rota contempla, inicialmente, cinco empreendimentos. Mas, a proposta é ampliar esse número e promover o turismo de base comunitária, gerando emprego, renda e despertando olhares de investidores para o município, resultando em qualidade de vida para a população”, acrescentou a gerente.
Durante a visita para conhecer os estabelecimentos que integram a rota, os participantes experimentaram os pratos produzidos a partir da mandioca e de outros ingredientes da culinária regional, e também vivenciaram a rotina do campo.
Fonte: Sebrae-PB