Foto: Divulgação
Crescimento de setores como comércio varejista, alimentação e beleza atrai chegada de soluções digitais que facilitam a gestão financeira dos negócios no Estado
O ano de 2024 foi um marco para o empreendedorismo alagoano, com 39.829 empresas abertas no Estado neste período, de acordo com um levantamento feito pelo Sebrae. A entidade destacou que o comércio varejista, alimentação e beleza foram os segmentos que lideraram como os negócios abertos ao longo do ano. E é este cenário que vem contribuindo para a chegada de novas soluções digitais e fintechs ao Estado.
Atualmente, existem ferramentas essenciais no processo de bancarização, especialmente para empreendedores individuais e pequenas empresas que ainda enfrentam barreiras no acesso a serviços financeiros tradicionais. Entre elas, surgiu o Jota, uma conta digital com inteligência artificial dentro do WhatsApp, 100% gratuita, que oferece uma alternativa prática para que empreendedores, através de comandos simples via áudio ou texto, realizem pagamentos, cobrem seus clientes, automatizem processos e até gerenciem receitas e despesas.
Segundo o CEO do Jota, Davi Holanda, desde janeiro deste ano a plataforma tem contribuído diretamente para a ampliação da inclusão financeira e da formalização de empreendedores alagoanos. “Fatores como o turismo e a riqueza gastronômica fazem de Alagoas um estado muito promissor e, por isso, temos priorizado nossas ações entre os empreendedores do estado. Observamos que existe a carência por serviços financeiros intuitivos, eficientes e, principalmente, acessíveis. E é exatamente isso que buscamos entregar. Um simples áudio pode resolver qualquer atividade do seu dia a dia”, pontua.
Entre suas ações no mercado alagoano, a plataforma patrocinou a última turma do projeto N3 Acelera, um programa de aceleração de talentos e negócios que reuniu 19 empreendedores em uma apresentação de pitchs dos novos caminhos que irão seguir após a conclusão do curso. No encontro ocorrido na última terça-feira (15), representantes do Jota puderam mostrar aos presentes o funcionamento da plataforma e como ela pode ser integrada para simplificar a vida dos empresários.
Holanda avalia que a maneira como as pessoas interagem com serviços financeiros está mudando. “Enquanto os bancos tradicionais ainda impõem burocracias e processos demorados, as fintechs trouxeram inovação, mas muitas mantêm modelos de monetização que não fazem sentido para o pequeno empreendedor, com tarifas, assinaturas mensais e excesso de funcionalidades que acabam sendo subutilizadas. O futuro pertence a soluções que eliminam complexidade, reduzem custos e colocam a tecnologia para trabalhar a favor do empreendedor”, explica, ao comparar a agilidade do Jota na abertura de contas com o processo de abertura de empresas no estado.
A inteligência artificial permite que a plataforma não apenas responda dúvidas, mas aja proativamente ao notificar atividades como vencimento de boletos recorrentes. Com um modelo 100% conversacional, os clientes podem, por exemplo, encaminhar um boleto ou nota fiscal e o Jota automaticamente reconhece os dados e realiza o pagamento.
Vera Teng é proprietária do Restaurante Barrica’s há 25 anos, um dos mais tradicionais do litoral de Maceió (AL), sendo responsável por coordenar o atendimento de 80 mesas de serviço na praia. Desde que passou a utilizar o Jota, ela conta que uma das principais vantagens, além do ganho de tempo, é a facilidade de conferir os pagamentos. “Quando um cliente avisa que o pagamento será pelo Pix, o garçom responsável pelo atendimento consegue gerar um QR Code por voz e já apresentar na mesa junto com a conta. Mas o que mais tem me ajudado são os alertas de confirmação que recebo por WhatsApp toda vez que um pagamento é feito, sem precisar abrir outro aplicativo. Isso evita que um cliente saia sem pagar, pois em dias mais movimentados chegamos a atender até 320 pessoas”, afirma.
Desde seu lançamento, em janeiro deste ano, o Jota já acumula milhares de contas abertas e espera alcançar 100 mil clientes até o final de 2025, consolidando-se como uma alternativa eficiente, acessível e intuitiva aos modelos bancários tradicionais.
A proposta é eliminar burocracias, reduzir custos e otimizar a gestão financeira sem exigir que o usuário saia do WhatsApp. “O futuro das finanças não está em plataformas complexas, mas em soluções invisíveis e eficientes. O empreendedor não quer vinte funcionalidades complicadas, ele quer resolver rapidamente suas necessidades. Tivemos relatos de clientes que conseguiram reduzir em até 10 horas mensais o tempo gasto com pagamentos e gestão financeira, simplesmente encaminhando informações para o Jota em vez de navegar por aplicativos bancários tradicionais”, afirma Davi Holanda.
O Jota pode ser usado gratuitamente por qualquer pessoa, basta acessar: https://jota.ai/
Sobre o Jota:
O Jota é uma conta digital com inteligência artificial dentro do WhatsApp, 100% gratuita, que oferece uma alternativa prática para que empreendedores, através de comandos simples via áudio ou texto, realizem pagamentos, cobrem seus clientes, automatizem processos e até gerenciem receitas e despesas, economizando tempo e dinheiro. Ao eliminar as complexidades das instituições bancárias tradicionais, controles manuais em cadernos, planilhas ou sistemas obsoletos, o Jota representa a próxima geração de gestão financeira. Para mais informações, acesse https://www.jota.ai.