Foto: Divulgação
Evento reúne 21 grupos teatrais formados pela iniciativa no Seridó Potiguar e vai apresentar espetáculos e inserir jovens ao projeto
Com o objetivo de apresentar o fazer e o apreciar da linguagem teatral a crianças e adolescentes do Seridó potiguar, o projeto Trapiá Semente dá continuidade a mais um ano de ações, fazendo seu lançamento na próxima quinta-feira (30), às 14h, no Teatro Alberto Maranhão. Na ocasião, 21 grupos de teatro formados pelo projeto desde 2022 estarão presentes para o Encontro Cultivar, incluindo os cinco grupos que serão construídos nesta edição nas cidades de São Vicente, Lagoa Nova, Jardim de Piranhas, Jucurutu e Cerro Corá.
“O objetivo geral do projeto é promover a transformação na vida de jovens e crianças através de uma vivência teatral consistente. No lançamento de mais um ano dessa iniciativa, os jovens vão poder assistir ao espetáculo 1877. Essa ação que chamamos de Encontro Cultivar Trapiá é, para a maioria dos jovens, a primeira vez que assistirão a um espetáculo no Teatro Alberto Maranhão, um momento que preparamos com grande expectativa e emoção”, destaca Tatiane Fernandes, produtora cultural do projeto.
A programação conta também com apresentação do premiado espetáculo “1877”, da Cia Teatral Trapiá, que leva aos palcos as privações vividas pela população sertaneja no ano de 1877, período de uma das maiores secas já experimentadas no sertão nordestino.
O Projeto Trapiá Semente é promovido pela Associação Cultural Trapiá em parceria com a Mapa Realizações Culturais, voltado para a criação de grupos de teatro no Seridó potiguar. Durante a preparação, jovens participam de um curso livre de teatro, e se distribuem entre papéis de atuação, criação de figurinos, cenários, dramaturgia, criação de cenas e trilha sonora, explorando suas habilidades e aptidões.
A iniciativa é fomentada por meio do edital “Transformando Energia em Cultura 2024”, com patrocínio da Neoenergia Cosern, do Instituto Neoenergia, da Fundação José Augusto, da Secretaria Estadual de Cultura e do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através do Programa Câmara Cascudo, e com o apoio das prefeituras municipais onde o projeto é executado.
“O Trapiá Semente atua como uma engrenagem para a juventude do Seridó potiguar em duas frentes, uma ampliando as perspectivas profissionais oferecendo uma experiência prática nas diversas profissões envolvidas no fazer teatral, como atuar, compor trilha sonora, criar cenários, figurinos e comunicar. A outra oferece uma formação cidadã consistente ampliando o espectro cultural de 5 mil pessoas a cada ano, entre crianças, jovens e adultos”, celebra Tatiane Fernandes.
Sobre o Projeto Trapiá Semente
Estruturado em quatro fases distintas – “Semear”, “Regar”, “Florescer” e “Cultivar” – o Trapiá Semente abraça seu propósito de criar grupos de teatro no Seridó potiguar por meio de oficinas que integram o curso livre de teatro, apresentação de espetáculos e oficinas profissionalizantes. Presente em mais de 20 municípios do Seridó potiguar, o projeto já promoveu apreciação teatral a mais de 15 mil pessoas e oportunizou a formação artística para mais de 300 jovens.
Conheça mais sobre o Trapiá Semente através das redes sociais: @trapiasemente @trapiaciateatral e @maparealizaculturais
SERVIÇO
O que: Lançamento do projeto Trapiá Semente 2025
Quando: 30 de abril, às 14h
Onde: Teatro Alberto Maranhão
Ingressos: Gratuitos | Agendamentos através do WhatsApp (84) 99657-4466