Iniciativa do NTCPE e Sebrae PE leva dez empresas de confecções para a maior feira internacional de moda infantojuvenil e bebê, que acontece em São Paulo. Na foto: Emília Pontual (Lico Lica) e Pietra Lemos Costa (Tatu Cajú) por Karen Benevides/NTCPE
Empresas de confecções de Pernambuco viveram uma experiência enriquecedora, tanto em se tratando de desenvolvimento e visibilidade de marca quanto de realização de novos negócios. Por meio de uma iniciativa do NTCPE (Núcleo Gestor da cadeia Têxtil e de Confecções em PE) com o Sebrae/PE, dez marcas participaram, em São Paulo, da 58ª FIT 0/16, a maior feira internacional de moda infantojuvenil e bebê da América Latina, que aconteceu de 27 a 29 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.
“A proposta dessa iniciativa conjunta com o Sebrae/PE foi a de fortalecer o setor de moda pernambucana para crianças e pré-adolescentes em âmbito mundial, tornando-as reconhecidas pela alta qualidade dos produtos e mais competitivas em um mercado que tem um crescimento exponencial”, ressalta Pedro Miranda, diretor-presidente do NTCPE.
As marcas Pingo de Gente (Paulista), Java Baby (Bezerros), Pibiti (Brejo da Madre de Deus), KRN Kids (Cupira), Pithbet Kids (Santa Cruz do Capibaribe), Turma de Meninas (Surubim), Tatu Caju (Caruaru), Boneca de Barro (Caruaru), Flor de Menina (Caruaru) e Lico Lica (Caruaru) tiveram a oportunidade de apresentar seus catálogos de roupas produzidas para o público de 0 a 16 anos a varejistas e atacadistas de vários estados brasileiros e também de outros países.
Emília Pontual, proprietária da Lico Lica, que atualmente participa do Programa de Incubação do NTCPE, afirma que expor em um evento tão grandioso tornou-se um marco para a empresa: “é um orgulho imenso mostrar o nosso potencial têxtil, captando clientes do Brasil e de outros países, que são clientes potenciais. Estamos muito felizes e agradecidos ao NTCPE e ao Sebrae/PE por acreditar no nosso trabalho”.
Para Pietra Lemos Costa, CEO da Tatu Caju, valeu muito a pena estar entre grandes marcas do setor: “trouxemos de Pernambuco o que há de melhor em moda infantil para apresentar ao mundo. A feira foi uma importantíssima para nós, pois trocamos experiências com novos fornecedores, lojistas, atacadistas, distribuidores e importadores. Eu super indico que, quem quiser vir, não perca a oportunidade”.
Dados da 57ª FIT 0/16 – Na edição de 2024, a feira recebeu mais de 12 mil visitantes do Brasil e de outros dez países, que viram de perto a produção de mais de 300 marcas expositoras, em três dias de evento. Ao final, foram gerados mais de 44 milhões de reais em negócios.