Foto: Divulgação
Projeto da Ong ReforAMAR foi aprovado no edital nacional da Fundação Salvador Arena e levará reformas acessíveis para 20 famílias
Mais uma conquista importante para a habitação social na região metropolitana de Natal. A ONG ReforAMAR teve seu projeto “ReforAMAR Acessível” aprovado no Programa de Apoio a Projetos Sociais (PAPS) 2025, promovido pela Fundação Salvador Arena — uma das iniciativas mais respeitadas do país no campo do impacto social.
Concorrendo com organizações de todo o Brasil, o projeto da ReforAMAR foi um dos selecionados pela fundação e vai beneficiar diretamente 20 famílias em situação de vulnerabilidade social, que tenham entre seus membros pessoas com deficiência física e/ou intelectual ou idosos com mobilidade reduzida. A proposta é transformar a vida dessas pessoas por meio de reformas que tornem suas casas mais seguras, acessíveis e dignas.
As ações já começaram em abril, e os primeiros lares contemplados já estão passando por melhorias. As famílias interessadas em participar das próximas etapas do projeto devem estar localizadas nos municípios de Natal, Parnamirim e Macaíba. As indicações podem ser feitas diretamente pelo site da ONG: www.reformar.org.br, na aba “Indique um lar”.
Para participar, é preciso atender aos seguintes critérios:
- Ter renda de até 3 salários mínimos e estar em situação de vulnerabilidade social;
- A casa precisa ser de propriedade da família;
- Ter, entre os moradores, pessoa com deficiência ou idoso com mobilidade reduzida.
Essa ação faz parte do compromisso da ONG em promover moradias dignas e acessíveis para quem mais precisa, contribuindo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global da ONU adaptada ao Brasil por meio do Ipea e da Comissão Nacional para os ODS.
SOBRE A ONG REFORAMAR
Criada em 2018, a ReforAMAR é uma associação sem fins lucrativos que já realizou mais de 60 ações e beneficiou cerca de 50 mil pessoas. Com o apoio de voluntários de diferentes áreas, a ReforAMAR se dedica a transformar moradias precárias em ambientes seguros e acolhedores para famílias que não têm condições de arcar com os custos de uma reforma.