Programação apresenta o telefilme “Eu quero ir” e o documentário indígena Wadja, com acessibilidade comunicacional. Foto: Ícaro Benjamin
A segunda edição do VerOuvindo Circula já tem data para acontecer no Recife. O evento, que leva sessões de cinema acessível para escolas públicas, bibliotecas, instituições voltadas para pessoas com deficiência e agora, também, ao tradicional Cinema São Luiz, será realizado entre os dias 19 e 24 de maio. A iniciativa busca descentralizar o acesso ao audiovisual com recursos de acessibilidade comunicacional, como audiodescrição, Libras e legendas descritivas, permitindo que públicos diversos, principalmente pessoas com deficiência, possam vivenciar o cinema de forma plena e inclusiva.
A curadoria, pautada pela qualidade das obras selecionadas, buscou estimular reflexões sobre temas de grande relevância na contemporaneidade, tais como: visibilidade para a cultura indígena, empoderamento feminino, tradição da cultura popular, inclusão, acessibilidade e profissionalização nas áreas da Libras e da audiodescrição.
O telefilme Eu quero ir, de Pablo Polo, é uma produção pernambucana que mistura drama e comédia para contar a história de Iara, uma menina de 12 anos, talentosa e apaixonada por futebol, que enfrenta as imposições do pai, criado sob valores machistas, e deseja que a filha se envolva apenas nos bastidores do bloco carnavalesco da família. Com leveza, humor e emoção, o filme percorre as ladeiras de Olinda, celebrando o frevo, os sonhos e a luta pela emancipação feminina.
O documentário Wadja, de Narriman Kauane, retrata a trajetória de Marilena Araújo, mulher indígena, educadora e ativista da cultura Fulni-ô. A obra destaca a atuação dela na fundação da Escola Bilíngue Antônio José Moreira, e sua dedicação à preservação da língua materna do povo Fulni-ô, o yaathe. Esse filme será exibido no Cinema São Luiz, com a presença dos realizadores e de membros da comunidade indígena de Águas Belas – PE, promovendo, assim, um encontro inclusivo com essas novas vozes da nossa criação audiovisual.
Para Liliana Tavares, idealizadora e produtora do VerOuvindo, festival que depois de dez edições realizadas nos cinemas de rua da cidade se recria na modalidade “Circula”, levar o cinema acessível para diferentes espaços da cidade é uma maneira de democratizar e fortalecer o acesso à cultura, garantindo aos espectadores o direito de acessar as histórias contadas nas telas. “O evento nasceu justamente com estes propósitos: descentralizar o audiovisual, divulgar o cinema acessível e promover experiências que sensibilizem, eduquem e inspirem. Quando, por exemplo, uma criança com deficiência visual ou auditiva pode assistir a um filme com recursos de acessibilidade, ela entende que também faz parte daquele universo. Inclusão básica, que transforma vidas e amplia horizontes”, afirma.
Programação
Das seis sessões disponíveis, duas serão abertas ao público: a primeira, na Biblioteca Pública Estadual, e a última, no Cinema São Luiz. Ambas serão gratuitas. Antes de todas as sessões, as consultoras de acessibilidade Michelle Alheios, que é cega, e Mariana Hora, que é surda, falarão brevemente sobre a experiência de assistir a um filme com acessibilidades aparentes. Após cada sessão, haverá um bate-papo entre a plateia e a equipe responsável pela acessibilidade dos filmes: além das duas consultoras, um audiodescritor, um intérprete de Libras e assistentes de produção. Todas as conversas terão audiodescrição e Libras de forma simultânea, ao vivo. A coordenação técnica de exibição será feita pela 9 Oitavos Produções, responsável pelos equipamentos de exibição apropriados para cada local, incluindo uma telona inflável, que vira um espetáculo à parte quando está sendo montada nas escolas.
O VerOuvindo Circula 2 é realizado pela Com Acessibilidade Comunicacional, incentivado pela Política Nacional Aldir Blanc, do Ministério da Cultura, Governo Federal, por meio do Governo do Estado de Pernambuco, PNAB-PE.
Serviço:
2° VerOuvindo Circula – de 19 a 24 de maio
Locais:
Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco
Endereço: R. João Líra, s/n – Santo Amaro
Data: 19 de maio, às 14h
Filme: Eu quero ir – Pablo Polo
CAEER – Centro de Atendimento Educacional Especializado do Recife
Data: 20 de maio, às 14h
Filme: Eu quero ir – Pablo Polo
Escola Municipal Engenho do Meio
Data: 21 de maio, às 14h
Filme: Eu quero ir – Pablo Polo
Colégio Waldemar de Oliveira, a Escola Sylvio Rabello e a Escola Sizenando Silveira
Data: 22 de maio
Filme: Eu quero ir – Pablo Polo
Compaz Ariano Suassuna
Data: 23 de maio, às 14h
Filme: Eu quero ir – Pablo Polo
Cinema São Luiz
Endereço: Rua da Aurora, 175 – Boa Vista
Data: 24 de maio, às 14h
Filme: Wadjá – Narriman Kauane