Valéria Oliveira apresenta canções que embalam exposição “Faces do Reduto”, na Pinacoteca Potiguar

Foto: Divulgação/Brunno Martins

Programação especial acontece neste sábado (10), às 11h na Pinacoteca Potiguar; setlist envolve músicas autorais e clássicos da MPB que dialogam com temática da exibição

A exposição Faces do Reduto, em cartaz na Pinacoteca Potiguar, ganha uma trilha sonora especial neste sábado (10): a cantora e compositora Valéria Oliveira apresentará ao vivo as canções e composições criadas para a exposição, que também fazem parte da trilogia cinematográfica que inspirou a mostra. 

“É uma alegria imensa acompanhar e participar do projeto Faces do Reduto desde o seu nascimento. Tenho o privilégio de assinar a trilha sonora original dos três curtas que compõem a Trilogia do Reduto e, neste momento, também contribuir com a produção e concepção sonora das três salas da exposição. Quem visitar a exposição poderá conferir também trechos de textos escritos durante o processo criativo das trilhas, que não foram gravados, mas estarão presentes nos painéis da exposição”, explica Valéria.

Acompanhada dos músicos Jubileu Filho (violão e bandolim), Jane Eyre (flauta e clarinete) e Willames Costa (piano e baixo), Valéria levará ao público um repertório que atravessa os temas da exposição: terra, mar, tradição e memória. 

No setlist, estão as músicas compostas especialmente para os três curtas da Trilogia do Reduto — Rosa de Aroeira, A Deus Querer e Julião, Filhos da Praia — além de clássicos da música brasileira que dialogam com o universo sensorial da exposição, com canções de Dorival Caymmi, Luiz Melodia Edu Lobo e Capinam.

Faces do Reduto

A exposição reúne instalações que mergulham nas tradições da comunidade do Reduto, em São Miguel do Gostoso (RN), entre objetos, falas, texturas e imagens captadas pela fotógrafa e cineasta Mônica Mac Dowell. Com curadoria de Manoel Onofre e expografia de Rafael Campos, João Marcelino e Ângela Almeida, a programação oferece uma experiência que mergulha nos saberes da população e nas paisagens da região.

Entre os destaques, está uma instalação de três metros de altura feita com a técnica do bordado labirinto — reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Norte em 2024 — e uma sala imersiva criada por Will Amaral. Neste sábado (10), a visitação poderá ser feita das 9h às 15h30.

A apresentação de Valéria Oliveira conta com o patrocínio da Prefeitura do Natal, Funcarte e do Professor Robério Paulino. A Exposição Faces do Reduto, realizada pela Green Point Produções, é financiada pelo Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Fundação José Augusto (FJA), com recursos do Programa Cultural Câmara Cascudo e de emenda impositiva, e conta com o patrocínio da Neoenergia Cosern, do Instituto Neoenergia, do Mandato de Divaneide Basílio e da Dois A Engenharia. A exposição tem o apoio institucional da Pinacoteca do Estado – Palácio Potengi – e o apoio cultural do Sebrae, da Caern, e da Funcern.

ServiçoO quê: Show de Valéria Oliveira na exposição Faces do Reduto
Quando: Sábado, 10 de maio, às 11h
Visitação: Das 9h às 15h30
Onde: Pinacoteca Potiguar / Palácio Potengi – Praça Sete de Setembro, Cidade Alta – Natal (RN)
Entrada: Gratuita

Compartilhe o post:

VEJA MAIS NOTÍCIAS

Feira de Empregabilidade conecta estudantes e empresas em evento gratuito

Imagem: Freepik Programação inclui atividades práticas, espaço com empresas e serviços de apoio à carreira O estágio é a melhor e maior...

Vem aí a Self Run: a primeira corrida oficial da Selfit movimenta Recife em julho

Com saída do Parque Dona Lindu, prova terá percursos de 5km, 10km e 15km e distribuirá mais de R$ 14 mil em premiações...

Diana Miranda se apresenta no Loca Miramar, em João Pessoa, no Dia das Mães

Foto: Divulgação Menu terá bobó de camarão e sobremesa especial Neste domingo, Dia das Mães, o Loca como tu Madre, em Miramar,...

plugins premium WordPress