Foto: Divulgação/Assessoria de imprensa
A menos de 15 dias da abertura d’O Maior São João do Mundo, Campina Grande sediará um evento que colocará as quadrilhas juninas no centro das discussões e trará para a cidade o renomado cenógrafo e apresentador Milton Cunha, para um painel que abordará o tema “Narrativas, Estética e Paixão”. Pela primeira vez, o projeto Coquetel Molotov Negócios vem à Paraíba e, em Campina Grande, escolheu uma das mais expressivas representações culturais do Nordeste. O evento acontecerá neste próximo final de semana, dias 17 e 18, no auditório do Museu de Arte e Ciência (MAC) e reunirá, também, representantes da Festa do Boi, de Parintins; e dos carnavais do Rio de Janeiro e de Recife. As inscrições já estão abertas no link https://forms.gle/sdMV6z7PnRKmuoue6 .
Milton Cunha encerrará o evento, na tarde do próximo domingo. Antes dele, porém, outros nomes consagrados no cenário da cultura nacional, bem com representantes do poder público, participarão de palestras, painéis e workshops com o objetivo de incentivar e impulsionar a cadeia produtiva que gira em torno das quadrilhas juninas. Ericky Nakanome, presidente do Conselho de Artes do Boi Bumbá Caprichoso, de Parintins; Rafaela Bastos vice-presidente de Projetos Especiais da Mangueira; e Rodrigo Menezes, vice-presidente do Galo da Madrugada; são alguns dos convidados.
Patrocinado pela AeC e realizado pela Coda Produções e pelo Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, o Coquetel Molotov Negócios está em sua sétima edição e se consolida como um espaço de formação, articulação e reflexão sobre o mercado cultural, promovendo debates, workshops e painéis voltados à sustentabilidade e inovação na música e na cultura independentes.
“Recebemos o desafio de focar nossas ações nas quadrilhas juninas e pensamos numa programação que culmina com uma Carta Aberta, um documento coletivo que vai reunir anseios, desejos e propostas das quadrilhas de Campina Grande, sobre como viver essa arte o ano inteiro. A ideia é pensar em soluções práticas e tradicionais, trocando experiências com iniciativas de outras regiões do Brasil”, afirma Ana Garcia , diretora do Coquetel Molotov.
Para construir essa programação, o projeto chamou a artista, coreógrafa e cantora Kaline Kíssia, referência na cultura popular e com mais de 30 anos de atuação nas quadrilhas juninas, especialmente na Junina Moleka 100 Vergonha . Ao lado dela, também integra a curadoria, a jornalista pernambucana Lenne Ferreira, diretora da Aqualtune Produções e parte da equipe do projeto, há três anos. A programação conta ainda com a colaboração de Maximino Ferreira de Lima Filho, poeta, cordelista, compositor, apresentador, quadrilheiro e empreendedor da economia criativa.
Programação:
A programação começa às 10h do dia 17/05, com o painel “Quadrilhas Juninas: Raízes, Tradição e Identidade”, reunindo nomes atuantes na cena como Lima Filho, presidente da Associação de Quadrilhas Juninas de Campina Grande (Asquaju-CG; Mahatma Vieira, presidente da Junina Moleka 100 Vergonha; Wenia Alves, representante da Junina Rojão do Forró; Ivia Lidia; presidente da Junina Mistura Gostosa; e o jornalista e produtor cultural Hipólito Lucena .
Também às 10h, acontece a Oficina de Elaboração de Projetos Culturais, com Gerson Abrantes (Parahybólica Cultural), voltada para artistas e produtores que desejam transformar ideias em propostas viáveis para editais e leis de incentivo.
Às 14h, acontece um debates com representantes do carnaval, do Festival Folclórico de Parintins e do São João, para discutir modelos de organização e patrocínio de grandes festas. Participam deste painel os convidados Ericky Nakanome, presidente do Conselho de Artes do Boi Bumbá Caprichoso; Rafaela Bastos, prresidente do Instituto Fundação João Goulart, da Prefeitura do Rio e vice-presidente de Projetos Especiais da Mangueira, especialista em Economia Comportamental, branding e mestranda em Políticas e Análises Internacionais; e Rodrigo Menezes, vice-presidente do Galo da Madrugada. A mediação será da jornalista e apresentadora Ana Beatriz Rocha.
Às 15h, Mahatma Vieira ministra uma oficina prática sobre pirotecnia e efeitos especiais usados nos espetáculos juninos.
Às 16h, o painel “Viver da Cultura Popular: Políticas de Incentivo e Sustentabilidade”, reúne representantes do poder público e produtores culturais, para debater políticas de apoio e fortalecimento das tradições populares. Estarão presentes Sebastião Soares, diretor de Promoção das Culturas Populares do Ministério da Cultura (MinC); Tâmela Fama; secretária de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande; a vereadora Jô Oliveira, representando a Câmara Municipal; Pedro Santos, secretário de Estado da Cultura da Paraíba; Rosália Lucas, secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba; e Genilson Felix, presidente da Federação Paraibana de Quadrilhas Juninas Fequajune-PB. Para mediar o debate, foi convidado o jornalista, ator, diretor, roteirista e teatrólogo, Saulo Queiroz.
No domingo, 18, a programação começa às 9h30, com o workshop “Corpo Junino: Dança, Expressão e Movimento”, com a coreógrafa e pesquisadora Leila Nascimento, promove vivências de corpo e identidade para os quadrilheiros.
Às 10h, acontece o “Laboratório Imersivo: Cultura Junina, Inovação e Sustentabilidade”, uma construção coletiva, reunindo representantes das quadrilhas juninas, para identificar desafios e pensar soluções criativas para o fortalecimento do setor.
Às 16h, o consagrado cenógrafo, comentarista e apresentador Milton Cunha, comandará o painel “Narrativas, Estética e Paixão”, refletindo sobre como a identidade visual e os afetos movem as manifestações populares. A programação será encerrada às 17h30 com apresentação do painel com os resultados do laboratório e leitura da Carta Aberta das Quadrilhas Juninas . As inscrições para todas as atividades são gratuitas e estão abertas no link https://forms.gle/sdMV6z7PnRKmuoue6 .
Duas semanas depois, o projeto segue para João Pessoa , com ações no Centro Histórico, incluindo pitchings, oficinas e debates com artistas de gêneros diversos, do pop à música regional.
Serviço:
Coquetel Molotov Negócios – PB
Campina Grande : 17 e 18 de maio/2025
Local : Auditório do MAC – Museu de Arte e Ciência (rua João Lélis, 581 – Catolé)
Patrocínio : AeC-Lei Rouanet
Apoio : Prefeitura de Campina Grande, FUNJOPE, FUNETEC e Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba
Parceria: Asquaju_CG
Realização : Coda Produções e Ministério da Cultura – Governo Federal
Mais informações : @noarcm
Inscrições abertas : https://forms.gle/sdMV6z7PnRKmuoue6