Durante a gravidez, o corpo da mulher muda por inteiro — e a pele é um dos espelhos mais visíveis dessa transformação. Saiba como prevenir estrias, lidar com acne e manter o autocuidado, mesmo na rotina intensa da maternidade. Imagem: Freepik
Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por uma verdadeira revolução hormonal. Estrogênio, progesterona e outros hormônios entram em cena para preparar o corpo para gerar e nutrir uma nova vida — e a pele responde a essas mudanças de maneiras diferentes.
Algumas mulheres notam mais oleosidade e surgimento de acne, principalmente no rosto, costas e colo. Outras, percebem o ressecamento da pele e o aumento da sensibilidade. De uma forma ou de outra, as transformações existem.
“Essas variações são naturais e fazem parte do processo, mas exigem atenção e cuidado para garantir conforto e bem-estar durante toda a gestação”, explica a dermatologista Marina Coutinho.
A batalha (ou não) contra as estrias
Uma das queixas mais comuns nas consultas dermatológicas de gestantes são as estrias. Elas costumam aparecer na barriga, nas mamas, coxas e quadris, principalmente a partir do segundo trimestre, quando a pele estica mais rapidamente, com o crescimento do bebê.
A prevenção passa pela hidratação constante da pele, desde o início da gestação. Produtos com óleos vegetais, como o de amêndoas ou rosa-mosqueta, ajudam, mas não fazem milagre. “A genética também influencia muito. Mas podemos ajudar – manter a pele nutrida com vitaminas como E e C, beber bastante água e ter uma alimentação equilibrada fazem a diferença”, orienta Marina.
Skincare na gestação: o que pode e o que deve ser evitado
A rotina de cuidados precisa ser adaptada nesse período. Produtos com ácido retinoico e derivados da vitamina A devem ser evitados, assim como clareadores com hidroquinona. O ideal é focar em ativos leves e seguros, como pantenol, ácido hialurônico e extratos calmantes.
“Filtro solar é indispensável, pois a gestação aumenta o risco de manchas como o melasma”, lembra a especialista. Uma rotina com limpeza suave, hidratação e proteção solar já é o suficiente para manter a saúde da pele sem riscos para o bebê.

Depois do parto: como a pele reage?
E a pele das mamas? Mais sensível, sim!
As mamas se preparam para a amamentação desde as primeiras semanas da gravidez. Com isso, a pele da região tende a ficar mais fina, sensível e sujeita a coceiras, rachaduras ou manchas.
“Após o parto, especialmente no período da amamentação, essa área exige atenção redobrada para evitar fissuras e infecções. A dica é optar por sutiãs bem confortáveis, tecidos naturais e o uso de pomadas ou cremes indicados por seu médico vão ajudar na proteção da região”, completa Marina.
O puerpério é marcado por uma nova queda hormonal, o que impacta diretamente a pele. Algumas mães sentem o retorno da oleosidade, enquanto outras enfrentam mais ressecamento. O desafio é manter uma rotina mínima de cuidados mesmo com a chegada do bebê.
“Mais do que estética, cuidar da pele é um momento de reconexão consigo mesma. O ideal é manter uma rotina mínima: limpar, hidratar e proteger. E lembrar que esse momento de autocuidado também é um gesto de afeto com a nova mãe”, diz a médica.
Mitos e verdades
Produtos naturais como o óleo de rosa-mosqueta são aliados da pele, sim, mas devem ser usados com critério. Ele tem propriedades cicatrizantes e pode ajudar nas estrias e na cicatrização da cesárea, por exemplo. Mas não deve substituir um bom hidratante e jamais o acompanhamento profissional. “Receitas caseiras com limão, bicarbonato ou vinagre são perigosas e podem causar manchas, irritações ou reações alérgicas”, pondera Marina Coutinho.
Dicas rápidas para cuidar da pele na gestação:
- Hidratação constante: use cremes e óleos hidratantes com ingredientes naturais, como amêndoas e rosa-mosqueta.
- Filtro solar é essencial: aumenta a proteção contra manchas e melasma, comuns na gravidez.
- Evite ácidos: produtos com retinol e vitamina A não são indicados durante a gestação.
- Cuidado com a região íntima: higienize com produtos suaves e hidrate para evitar ressecamento.
- Atenção com as mamas: após o parto, hidratantes específicos ajudam a evitar rachaduras e desconforto durante a amamentação.