Foto: Divulgação
Com mais de 800 participantes, evento discutiu inteligência artificial, realidade aumentada e os desafios da formação médica no Brasil
A Afya Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba promoveu, no dia 12 de maio, a mesa redonda “Inovação na Saúde”, reunindo grandes nomes da medicina nacional para debater o papel das tecnologias emergentes na formação de novos profissionais. O encontro, realizado no Intermares Hall, em Cabedelo, atraiu um público expressivo de estudantes, professores, médicos e representantes do setor.
Com um formato dinâmico de talk show, o evento foi conduzido por Gustavo Meirelles, vice-presidente médico do Grupo Afya; Marcos Vianna, diretor regional de Medicina; e Kristhea Karyne, coordenadora do curso de Medicina da Afya Paraíba.
Segundo Marcos, a proposta foi criar um espaço de diálogo direto com os alunos e destacar o papel da tecnologia como aliada no ensino e na formação de médicos mais preparados e sensíveis às demandas da sociedade. “Domínio técnico, empatia e inovação. Na Afya, conseguimos equilibrar essas três dimensões essenciais na formação do médico do futuro. Eventos como este são fundamentais para ampliar a visão dos nossos alunos e mostrar, na prática, como eles podem se tornar os profissionais que a sociedade precisa”, ressaltou Marcos.
Os temas abordados refletiram as transformações em curso no setor, com destaque para inteligência artificial, realidade aumentada, ensino híbrido, simulações clínicas e telemedicina.
Integrante do maior ecossistema de educação médica do país, a Afya Paraíba tem investido continuamente em inovação pedagógica, infraestrutura moderna e metodologias ativas de ensino, promovendo uma formação centrada no estudante e alinhada às exigências do futuro. Kristhea Karyne reforçou essa visão ao destacar o impacto das inovações no perfil do médico contemporâneo. “Estamos formando um profissional que precisa transitar entre o conhecimento técnico, as novas tecnologias e, acima de tudo, a empatia”, comentou.
A mesa redonda simboliza o compromisso da Afya Paraíba em construir um futuro onde a medicina alie ciência, tecnologia e empatia — pilares que orientam sua trajetória na educação médica. Para Gustavo, essas ferramentas estão redefinindo a medicina. “A inteligência artificial é a maior revolução tecnológica da nossa geração. Ela já está mudando a forma como diagnosticamos, tratamos e ensinamos”, afirmou.
Sobre a Afya Educação Médica – A Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, reúne 37 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 32 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.593 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 20 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em http://www.afya.com.br e ir.afya.com.br.