Imagem: Freepik
De 15 a 17, programação reúne especialistas e mães para diálogos sobre maternidade, puerpério, luto gestacional e outros temas
Dar visibilidade e acolher as dores invisíveis da maternidade é um ato de empatia e transformação. É com esse propósito que o Natal Shopping promove, de 15 a 17 de maio, a Roda Furta-Cor — um momento de conversa, escuta e compartilhamento sobre o bem-estar emocional e saúde mental das mães. Das 17h às 19h, o evento vai reunir profissionais e especialistas para dialogar sobre temas sensíveis e fundamentais no maternar.
A programação começa na quarta-feira (15), com os temas “Fui mãe, e agora? Angústia materna em torno da vida pós-parto” e “Maternidade atípica: A jornada de quem cuida além do comum”, com a psicóloga e psicanalista Jéssica Azevedo, a escritora e mãe atípica Janaina Sá, além da empresária Gabriella Calazans e da fotógrafa especialista em partos, Paula Galvão.
Na quinta-feira (16), o bate-papo gira em torno de “O que é o Maio Furta-cor e como podemos cuidar da saúde mental materna” e “Para mudar o mundo, é preciso mudar a forma de nascer”, com representantes da campanha em Natal e Alana Alencar, doutoranda em Psicologia e aprendiz de parteira.
Para encerrar a programação na sexta-feira (17), os diálogos abordam “Gestar é amar: do luto gestacional, neonatal e da infertilidade à escolha da ovodoação” e “Parto com respeito: por que o jeito que um bebê nasce muda tudo para mãe e filho”, com participação da médica ginecologista Marcela Queiroz, da psicóloga Tatiana Morais e da obstetra Priscylla Carolyne.
A ação do Natal Shopping acontece em parceria com a campanha Maio Furta-cor, iniciativa internacional que busca sensibilizar a sociedade sobre a importância do cuidado com a figura materna.
“Acreditamos que abrir espaço para conversas como essas é essencial para promover acolhimento e bem-estar, especialmente para as mulheres. E por ser um espaço voltado para a família, o Natal Shopping abraçou a temática por acreditar que a transformação social é um pilar importante da sua atuação e iniciativas como essa refletem esse nosso compromisso com a comunidade”, destaca Diana Petta, gerente de marketing do empreendimento.
Adoção é tema de palestras no Natal Shopping
Na semana seguinte, o Natal Shopping também abre espaço para diálogos sobre adoção, os processos de acolhimento institucional e diversidade nas famílias. De 21 a 23 de maio, os encontros vão trazer a mediação de voluntários do grupo Acalanto Natal, que compartilham vivências e reflexões sobre as múltiplas formas de maternar. As conversas acontecerão das 19h às 21h, em frente ao Parque da Naty, no piso L2.
SERVIÇO
O que: Roda Furta-cor sobre saúde mental materna
Quando: 15, 16 e 17 de maio – 17h às 19h
Onde: Natal Shopping, piso L2, em frente ao Parque da Naty
Programação:
15/05 – Quinta-feira | 17h às 19h
Tema 1: Fui mãe, e agora? Angústia materna em torno da vida pós-parto.
Tema 2: Maternidade atípica: A jornada de quem cuida além do comum.
16/05 – Sexta-feira | 17h às 19h
Tema 1: O que é o Maio Furta-cor e como podemos cuidar da Saúde Mental Materna
Tema 2: Para mudar o mundo, é preciso mudar a forma de nascer
17/05 – Sábado | 17h às 19h
Tema 1: Gestar é amar: do luto gestacional/neonatal/ e da infertilidade à escolha da ovodoação.
Tema 2: Parto com respeito: por que o jeito que um bebê nasce muda tudo para mãe e filho