Com apoio do Sebrae-RN, Serra Negra do Norte lança feira nacional e reforça título de capital do boné personalizado

Foto: Raildon Lucena

Setor gera aproximadamente 2.600 empregos diretos na região e apresenta uma produção mensal em torno de 2 milhões de bonés

A cidade de Serra Negra do Norte, localizada na região do Seridó potiguar, sediará de 31 de julho a 2 de agosto a 1ª edição da Feira Nacional Boné Brasil, evento que pretende consolidar o município como importante polo industrial do RN e como capital nacional do boné personalizado. O lançamento oficial aconteceu na noite da última quarta-feira (14), com a presença de autoridades, empresários e representantes de instituições parceiras.

Realizada pela Prefeitura de Serra Negra do Norte, com apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Sebrae-RN, Sebrae Nacional, Governo Federal e organização da Espacial Eventos, a feira surge como uma oportunidade estratégica para valorizar, ampliar e fortalecer a cadeia produtiva dos bonés na região.

Durante a solenidade, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Itamar Manso, destacou o compromisso da instituição com o fortalecimento do setor. “Será um momento histórico para a região, mas principalmente para Serra Negra do Norte, que hoje conta com mais de 50 fábricas de bonés e emprega aproximadamente 1.500 pessoas”, afirmou.

O diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, reforçou a importância da participação dos produtores locais. “O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, se comprometeu conosco a realizar esse grande evento, com total apoio para que tenhamos uma feira referência para o Brasil. Enquanto Sebrae, promoveremos rodadas de negócios, capacitações e palestras técnicas”, adiantou.

O evento de lançamento foi conduzido pelo prefeito de Serra Negra do Norte, Acácio Brito, que agradeceu o apoio recebido e convocou os setores de alimentos, bebidas e hospedagem da cidade a se prepararem para receber visitantes de todo o país. “Até a hospedagem domiciliar será fomentada com a feira”, disse. O gestor lembrou ainda que Serra Negra do Norte é considerada a Capital Nacional do Boné Personalizado, fruto do espírito empreendedor da população local.

“A Boné Brasil será uma virada de chave para o setor boneleiro do RN e do interior da Paraíba. Além de Serra Negra do Norte, Caicó e São José do Seridó, nossos empreendedores ampliam a produção para cidades paraibanas como em Malta, São Bento, Catolé do Rocha e Paulista”, completou.

A estrutura do evento será montada na Praça Senador Dinarte Mariz, no centro da cidade. O espaço contará com estandes de empresas e instituições, palco para painéis e palestras, praça de alimentação, salas de workshop, rodadas de negócios e uma arena para shows.

O lançamento contou ainda como a participação de outros conselheiros do Sebrae, entre eles, José Ricardo Gama (Caixa Econômica Federal), Nilson Brasil e Michelson Frota (ACIM – Associação Comercial e Industrial de Mossoró), Sartre Praxedes (Banco do Nordeste) e Edilson Fernandes (AGN – Agência de Fomento do RN), além do gerente da Agência Sebrae Seridó Ocidental, Pedro Medeiros.

Pioneiro na produção de bonés no município, o empresário Lenilson Mariz relembrou o início da trajetória do setor em Serra Negra. “Comecei vendendo redes e bonés para a Bahia e o Sudeste. Depois, veio a ideia de produzir os bonés com máquinas emprestadas do sindicato, o que inspirou outros a também empreenderem”, contou. Hoje, Lenilson atua na fabricação de abas e fornecimento de matéria-prima para outras bonelarias.

O evento também contou com a participação do vice-presidente do Sindbonés – Sindicato das Indústrias de Bonés e Chapéus do Estado do RN, Jaedson Dantas, que parabenizou a iniciativa e destacou o potencial da feira para fortalecer o cooperativismo e o associativismo no setor. “Convidamos todos os empresários a se filiarem ao sindicato, que é um braço da Federação da Indústria. Assim como muitos aqui, comecei com três máquinas compradas com apoio do Banco do Nordeste, no fundo da casa da minha sogra”, relembrou.

Com cerca de 130 empresas de bonelaria na região do Seridó, que geram aproximadamente 2.600 empregos diretos e uma produção mensal de 2 milhões de bonés, o setor tem impacto direto na economia da região.

A expectativa dos organizadores é que a Feira Boné Brasil se torne um marco para a cadeia produtiva da bonelaria no Brasil, reunindo empresários, investidores, fornecedores e especialistas de diversas regiões do país.

Compartilhe o post:

VEJA MAIS NOTÍCIAS

Um dos maiores exemplos de superação e inspiração do Brasil, Marcos Rossi está confirmado como palestrante na 22ª Convenção do Comércio e...

SEBRAE-CE abre mais de 50 vagas para o Processo Seletivo ALI

– Agente Local de Inovação na metodologia Rural As vagas são para Agentes e Orientadores em diversas regiões do Ceará e os...

Aluno da ABA Maple Bear se destaca no Festival Nacional de Xadrez 

Representando Pernambuco, o jovem de 6 anos garantiu o 1 e 2° lugar nas três modalidades da competição. Foto: Divulgação/ Assessoria de...

plugins premium WordPress