Missão busca conhecer inovações japonesas em gestão, tecnologia e transformação digital para aplicar no setor de transporte brasileiro
O presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Nordeste (Fetranslog-NE), Arlan Rodrigues, embarcou junto à delegação do Sistema Transporte (CNT / Sest Senat / ITL) para participar da Missão Japão 2025, em Osaka.
Essa é a primeira missão internacional do transporte em 2025 e tem como objetivo compreender e incorporar as práticas de excelência do Japão nas áreas de gestão, tecnologia e transformação digital, nas quais o país é referência mundial.
Durante a programação que tem início nesta segunda-feira (19), serão apresentadas palestras e workshops sobre: O futuro do transporte e da logística, GenAI e dados no transporte, tecnologias avançadas em transporte, práticas zen e prosperidade mútua, metodologias japonesas para gestão de stakeholders.
Além disso, também ocorrerão visitas técnicas à Expo 2025 Osaka, a maior exposição universal do mundo, que apresenta tendências globais em mobilidade inteligente, cidades futurísticas, sustentabilidade e transição energética.
Também participam da missão Vander Costa, presidente do Sistema Transporte; Veneziano Vital do Rêgo, Senador; Vital do Rêgo, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU); Clésio Andrade, membro do Conselho de Ex-Presidentes da Confederação Nacional do Transporte (CNT); Valter Souza, Diretor de Relações Institucionais da CNT; Nicole Goulart, Diretora Executiva Nacional do SEST SENAT; Eliana Costa, Diretora Adjunta do Instituto de Transporte e Logística (ITL); Eudo Laranjeiras, Representante da Seção I – do Transporte Rodoviário de Passageiros e presidente da Fetronor; e executivos do setor.
A programação se encerra no próximo sábado (24), com um amplo debate sobre os conhecimentos adquiridos ao longo da semana. A proposta é identificar experiências e soluções que possam ser adaptadas à realidade brasileira, promovendo a inovação e fortalecendo a competitividade do setor de transporte no país.