Foto: Davi Selton
O Cineclube vai exibir até o final de maio curtas e longas-metragens dirigidos por mulheridades e pessoas dissidentes de gênero.
O Cineclube Areal segue seu compromisso em promover uma janela de exibição e formar público. A próxima sessão será realizada nesta quinta-feira (22), em Parnamirim (RN), com sessões gratuitas de obras cinematográficas. A exibição ocorre às 19h, na sede da produtora audiovisual Nobir, com entrada gratuita e recursos de acessibilidade comunicacional.
O cineclube foi criado com o objetivo de descentralizar a exibição cinematográfica no estado, oferecendo uma janela alternativa para produções independentes — muitas delas ainda inéditas no Rio Grande do Norte. A proposta é priorizar filmes em formatos de curta e longa-metragem dirigidos por mulheridades (mulheres cis, trans, travestis e pessoas trans não binárias) e pessoas dissidentes de gênero do Sul Global (Brasil e América Latina). Além das exibições, o projeto busca formar o público local e promover debates sobre as questões sociais abordadas nas obras.A programação do Cineclube Areal prevê cinco sessões até o final do mês de maio.
A curadoria da programação foi realizada pelas cineastas Ádila Santos, Diana Coelho e Rosy Nascimento, a partir de uma pesquisa voltada à valorização de narrativas do Sul Global.
De acordo com a curadora Diana Coelho, a quarta sessão traz um olhar profundo. “A sessão “Neblina no Olhar” é um convite para se conectar com a experiência que é estar vivo e poder se afetar com aquilo – e aqueles – que nos atravessam.”
A sessão contará com a exibição dos curtas
Patuá ( Renaya Dorea, 3’, Brasil/Cuba), A gente acaba aqui ( Everlane Moraes, 13’, SE), Saudades ( Marília Gurgel, 15’, RN) e Pupá( Osani, 14’, RN).
Os interessados em participar devem preencher o formulário disponível no perfil do projeto no Instagram @cineclubeareal . As vagas são limitadas.Todos os filmes serão exibidos com legendas e os debates contarão com a presença de intérprete de Libras. Também haverá espaço kids, de acordo com a demanda do público presente.
O Cineclube Areal conta com o patrocínio da Fundação José Augusto, da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Norte, por meio da Lei Paulo Gustavo, com apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Serviço:
Cineclube Areal
Data: Quinta-feira, 22 de maio, às 19h
Local: Sede da produtora audiovisual Nobir- Av. Ten. Cordeiro, 436 – Centro, Parnamirim
Para acompanhar a programação: Siga o perfil no Instagram @cineclubeareal