Em São Paulo, o imunologista João Bosco apresenta nova iniciativa em genética e reforça os avanços da área no Brasil

Com laboratório no Recife, NeoGenomica mira liderança em sequenciamento genético no Brasil. Fotos: Divulgação/ Assessoria de Imprensa

O Brasil deu um passo importante na área da genética com a chegada do NeoGenomica, laboratório dedicado ao Sequenciamento do Genoma Completo (SGC). Fundada em 2024, no Recife, a empresa busca ampliar o acesso a diagnósticos genéticos de alta precisão, impulsionando a medicina personalizada no país. A inauguração oficial acontece nesta quinta-feira (22), a partir das 18h, no Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa, em São Paulo. O projeto, liderado pelo médico imunologista João Bosco Oliveira Filho, visa tornar essa tecnologia mais acessível, oferecendo exames de alta precisão para diagnóstico, prevenção e tratamento personalizado de doenças.

O principal serviço da empresa, o exame Neogenoma, utiliza tecnologia de ponta para mapear todo o genoma humano, possibilitando diagnósticos detalhados de doenças hereditárias, oncologia de precisão e tratamentos personalizados. A aposta é na medicina de precisão, um setor em expansão global, impulsionado pelo avanço das terapias genéticas e imunoterapias.

Com um teste pioneiro e exclusivo, o laboratório se diferencia dos métodos convencionais. O exame é realizado por meio do sequenciamento completo do genoma, sem captura, garantindo maior abrangência e precisão na identificação de variações genéticas. Enquanto grande parte dos testes desse tipo ainda é enviada para o exterior, o NeoGenomica realiza todo o processo no Brasil, reduzindo o prazo médio para 21 dias.

O laboratório já realizou mais de 10 mil testes genéticos e se consolida como referência no setor, oferecendo uma tecnologia capaz de detectar variações genéticas com maior sensibilidade e precisão. Atendendo a todo o Brasil, a empresa traz inovação e impacto para pacientes e profissionais da saúde. Seu crescimento é impulsionado por um aporte do Grupo JCPM e de Paulo Nigro, ex-presidente da Aché e ex-CEO do Hospital Sírio-Libanês.

“O sequenciamento do genoma completo é um dos exames mais avançados do mundo, mas, no Brasil, ainda é restrito a uma parcela pequena da população. Nossa meta é ampliar esse acesso, tornando a análise genômica uma ferramenta clínica mais presente na tomada de decisões médicas”, afirma o Dr. João Bosco Oliveira Filho, fundador do NeoGenomica.

A empresa entra em um mercado dominado por laboratórios internacionais, mas com potencial de crescimento acelerado. Segundo projeções do setor, a demanda por exames genéticos deve aumentar nos próximos anos com a popularização da medicina de precisão. “A genética tem avançado rapidamente, e o Brasil ainda não explora todo o seu potencial. O NeoGenomica surge com um modelo eficiente e sustentável para atender essa demanda”, diz Paulo Nigro, investidor da startup.

Compartilhe o post:

VEJA MAIS NOTÍCIAS

TKS Group assina campanha de São João do Grupo Mateus 2025

TKS Group assina campanha de São João do Grupo Mateus 2025Projeto reúne símbolos da cultura nordestina em uma fusão de tradição e...

Assembleia Legislativa de Sergipe sediará 30 de maio lançamento do Protocolo de Consulta das Águas

Evento reúne mulheres marisqueiras para reforçar resistência e mobilização em defesa dos direitos das comunidades pesqueiras, com apoio do CPP Bahia e...

Igor Gnomo se apresenta em Salvador na Sala do Coro do TCA

Guitarrista baiano premiado traz para Salvador show instrumental autoral que mistura jazz, rock e ritmos nordestinos com canções dos seus três álbuns....

plugins premium WordPress