Foto: Secom/PI
Evento conta com patrocínio da SECULT, por meio do SIEC, e celebra a força do cinema nordestino
A partir desta terça-feira (27), o Piauí será palco da 2ª edição da Mostra de Cinema Therecine, que segue até o dia 1º de junho no Sesc Cajuína, em Teresina, com entrada gratuita. O evento, que reúne mais de 30 filmes, entre curtas e longas-metragens, conta com patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), via Sistema Estadual de Incentivo à Cultura (Siec).
A mostra tem como destaque a celebração do cinema nordestino, reunindo nomes consagrados e talentos emergentes da sétima arte. O homenageado desta edição é o cineasta cearense Rosemberg Cariri, que estará presente para a exibição especial de seu clássico “Corisco e Dadá”, em versão remasterizada. O filme marca a estreia da premiada atriz e diretora Dira Paes no cinema.
Outro momento especial será a exibição de “Cinema, Aspirinas e Urubus”, longa pernambucano dirigido por Marcelo Gomes, que celebra 20 anos desde sua exibição no Festival de Cannes. A sessão contará com a presença do produtor João Vieira Júnior, que participará de um bate-papo com produtores locais sobre os caminhos e desafios do audiovisual no Nordeste.
O cinema piauiense ganha grande visibilidade com a exibição de “Manas”, da diretora Marianna Brennand, obra premiada e reconhecida internacionalmente. A diretora acaba de ser homenageada pelo Festival de Cannes com o Women In Motion Emerging Talent Award 2025.
Entre os destaques da programação estão ainda os longas “Os Sapos”, de Clara Linhart, e “Oeste Outra Vez”, de Érico Rassi, além de produções indicadas pela Mostra de Tiradentes, como “Cartório das Almas”, de Leo Belo, e “Malês”, do ator e diretor Antônio Pitanga.
A diversidade também tem espaço garantido na Therecine, com a sessão especial de curtas da Mostra Internacional de Cinema Rio LGBTQIA+, sob curadoria de Alexander Mello, resultado de uma parceria inédita com a mostra piauiense.
Incentivo à produção local
Um dos grandes destaques da Therecine é a mostra competitiva “Chapada do Corisco”, que valoriza a produção audiovisual piauiense. Oito curtas-metragens de realizadores locais concorrem ao troféu de melhor filme, escolhido pelo voto popular. Os filmes selecionados são:
- CYNARA – Dir. Evellyn Reis
- GEORGIA – Dir. F. Monteiro Junior
- VIRTUOSA – Dir. Cairo Bruno e Ícaro de Asas
- EXÍLIO EM MIM – Dir. Vini Luz
- RAÍZES DA RESISTÊNCIA – Dir. Raulino Neto
- BABAÇU LIVRE – Dir. Ricardo Augusto Pereira e Élida Brito
- TABAJARA – Dir. Milena Rocha, Oliver e Weslley Oliveira
- ECOS DO COMPASSO – Dir. Coletiva
A abertura oficial do evento ocorre nesta terça (27), às 19h, com a exibição do filme de ficção “Kassandra com K”, dos diretores Cícero Filho e Rivanildo Feitosa.
A Mostra Therecine é uma realização da ASSAAC e RF Produções, com direção de Jone Clay Macedo, Rivanildo Feitosa e Bárbara Nepomucceno. Conta com o patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secult e do Siec, além de apoio do Sesc Cajuína, Sebrae Piauí e Grand Arrey Hotel. O evento ainda tem parcerias com a Universo Produção, realizadora das mostras de Tiradentes, Ouro Preto e Cine BH; a Mostra Internacional de Cinema Rio LGBTQIA+; e a ABRA – Associação Brasileira de Roteiristas.