Foto: Leonice Karolynne
A nova montagem da icônica obra de Nelson Rodrigues celebra os 68 anos do Grupo Comédia Cearense. No elenco, Manoela Bacelar, Marcia Sucupira, Roberto Reial, Ildo Mota, Luís Costa, Amenhotep Rodrigues, Natali Lima, Érica Cardoso, Paulo César Cândido e Rafael Xerez.
Termina neste sábado a temporada de “O Beijo no Asfalto”, de Nelson Rodrigues, com o grupo Comédia Cearense, no Teatro Nadir Papi Saboya. A sessão é às 20h. Os ingressos estão à venda na plataforma Sympla e na bilheteria do teatro a partir das 19h no dia da apresentação.
Esta é a segunda vez que o grupo encena a obra — a primeira foi há exatos 60 anos, com nomes como Aderbal Freire Filho e Haroldo Serra no elenco. A nova montagem, com direção de Hiroldo Serra, é uma celebração aos 68 anos da companhia. A peça mantém viva a força do texto rodriguiano, cuja atualidade impressiona ao tratar de temas como moralidade, machismo, homofobia, manipulação da informação, misoginia e abuso de autoridade.
Na história, um simples gesto de compaixão — o beijo de Arandir (Roberto Reial) em um desconhecido prestes a morrer — torna-se um escândalo alimentado pelo jornalista sensacionalista Amado Ribeiro (Luís Costa). A partir daí, o que era humanidade vira espetáculo, e a tragédia se instala.
A trilha sonora é um capítulo à parte: executada ao vivo pelo pianista e compositor Ricardo Bacelar, ela intensifica o clima dramático e dá ainda mais potência às interpretações do elenco formado por Manoela Bacelar, Márcia Sucupira, Ildo Mota, Amenhotep Rodrigues, Natali Lima, Érica Cardoso, Paulo César Cândido e Rafael Xerez.
“O Beijo no Asfalto” é considerado um dos textos mais emblemáticos de Nelson Rodrigues, autor que revolucionou a dramaturgia brasileira com obras que confrontam hipocrisias sociais e mergulham nas contradições humanas. Desde sua estreia em 1961, a peça já teve incontáveis montagens e adaptações para o cinema, mantendo-se relevante e provocadora.
Com quase sete décadas de história, o grupo Comédia Cearense segue como um dos principais nomes do teatro no estado, levando aos palcos montagens que preservam a tradição cênica e, ao mesmo tempo, dialogam com as urgências do presente.
Ficha Técnica:
Texto: Nelson Rodrigues
Direção: Hiroldo Serra
Trilha Sonora e Piano: Ricardo Bacelar
Elenco:
Selminha: Manoela Bacelar
Dália: Marcia Sucupira
Arandir: Roberto Reial
Aprígio: Ildo Mota
Amado Ribeiro: Luís Costa
Delegado Cunha: Amenhotep Rodrigues
D. Matilde: Natali Lima
Viúva/D. Judity: Érica Cardoso
Aruba/Barros: Paulo César Cândido
Werneck: Rafael Xerez
Fotógrafo/atropelado: Rayan Monteiro
Direção, coreografia, ambientação, figurino: Hiroldo Serra
Iluminação: Rayan Monteiro
Mídia Digital: WWEBDigital TI, Design & Marketing
Relações Públicas: Fernanda Mesquita Teles
Redes sociais do Grupo Comédia Cearense: @grupocomediacearense/
Serviço:
“O Beijo no Asfalto” do grupo Comédia Cearense
Temporada: 03,10, 24 e 31 de maio de 2025 (sábados), às 20h
Local: Teatro Nadir Papi Saboya, do Colégio Farias Brito
Endereço: Rua 8 de setembro, 1331 – Varjota, Fortaleza-CE
Localização: Theater Nadir Papi Saboya
Ingresso: R$ 50 (inteira) R$ 25 (meia). À venda na bilheteria do Teatro a partir das 19h em dias de espetáculo e na plataforma www.sympla.com.br.
Capacidade: 260 lugares (assento por ordem de chegada sem marcação de lugar)
Classificação indicativa: 14 anos
Informações: (85)99635-3475
Informação sobre a meia-entrada:
Tem direito ao benefício da meia-entrada: estudantes, idosos (pessoas com mais de 60 anos), crianças entre 03 e 12 anos, pessoas com deficiência e seu acompanhante, professores da Rede Pública de Ensino de Fortaleza, jovens pertencentes a famílias de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos e doadores regulares de sangue. Em todos os casos é necessária a apresentação do(s) documento(s) comprobatório(s) e do documento de identificação com foto.