Mercado de Vinhos Cresce no RN e Rompe Barreiras

O mercado de vinhos no Brasil está em constante crescimento, e essa tendência também é vista no Rio Grande do Norte. O Baobá Vino, que entrou nesse universo há quatro anos, trouxe consigo a proposta de democratizar o vinho, tornando-o acessível para todos. A missão é simples: mostrar que o vinho é uma bebida para todos os gostos e para todas as ocasiões, inclusive no verão e na beira mar.  A chave é descobrir qual a uva preferida e desfrutar dessa experiência de forma leve e sem complicações.

Apaixonada por vinho, seja ele, tinto, branco ou espumante, a Queridinha do Comércio bateu um papo com as empresárias Elilza Nóbrega  e Edjane Domingos sobre o universo  e o mercado dos vinhos que está em crescimento constante , mas que ainda tem espaço para crescer. A empresária Elilza Nóbrega comentou que dados da ProWine São Paulo qie revelam que o consumo per capita de vinho no Brasil é cerca de 2.6 litros por ano, esse número aqui no Rio Grande do Norte é de 0,9 litro, e de acordo com ela tem muita margem para crescer, afinal o mercado está ganhado força, mas precisa quebrar algumas barreiras, tais como, a visão de que o vinho é um produto caro, voltado apenas para grandes celebrações, como casamentos e aniversários.  

Ela explicou que isso , em parte, se deve à alta carga tributária que incide sobre o produto no Brasil, tornando-o mais caro do que em outros países, onde o vinho é considerado uma bebida natural, derivada da uva, e consumido de forma mais cotidiana. Esse estigma tem sido um desafio, mas o crescimento de eventos e ações de degustação tem ajudado a mudar essa visão.

Foi exatamente em uma degustação realizada em 2022 durante a Festa do Boi que a Baobá Vino começo a ampliar a área de atuação e alcançar públicos diversos. “ Demos um grande passo em nosso negócio quando decidimos investir nas degustações e em eventos. A Festa do Boi foi o primeiro evento e de lá para cá já perdemos as contas de quantos eventos corporativos e ou feitas temos participado, sempre com a posposta de democratizar o consumo do vinho e ampliar nossa cartela de clientes”, afirmou. 

Sócia na empresa Edjane Domingos reforça o entendimento de que vinho é para todas as ocasiões. “O vinho não é só para grandes festas ou ocasiões especiais. Ele pode ser consumido em todas as regiões do Brasil, seja nas serras, nas praias ou nas grandes cidades, assim como neste momento do verão”, defendeu ela.  A empresária deixou como dica, de que para esta época do ano uma boa escolha são os vinhos brancos, rosés e espumantes. “Esses vinhos, refrescantes e leves, são perfeitos para a estação mais quente do ano e podem ser apreciados em diversos momentos, como festas, encontros com amigos ou até mesmo na beira da praia. O espumante, em especial, é uma opção ideal para o litoral nordestino, combinando perfeitamente com o clima e a paisagem da região”, finalizou ela.

Outra tendência para a alta estação são os drinks à base de vinho. Espumantes com frutas e gelo, como limão siciliano têm ganhado popularidade e se tornam uma excelente opção para quem deseja inovar nas combinações. Os vinhos em lata também estão entrando no radar dos consumidores, oferecendo uma alternativa prática e refrescante para o verão. As empresárias explicaram que apesar de não serem vinhos de reserva, esses vinhos em lata são de excelente qualidade e fazem parte da tendência de democratização do consumo de vinhos, atendendo a um público mais jovem e descomplicado.

Mitos

Ainda existem alguns mitos sobre o vinho que precisam ser desfeitos. Por exemplo, muitos acreditam que quanto mais fundo for fundo da garrafa de vidro, melhor a qualidade do vinho. Isso é um equívoco. A cor da garrafa e a profundidade do fundo está mais relacionada a questões estéticas do que à qualidade do vinho. Outro mito comum é sobre a rolha de cortiça. Embora muitas pessoas acreditem que só vinhos com rolha de cortiça sejam de alta qualidade, muitas vinícolas estão adotando rolhas sintéticas, que são mais econômicas e também menos impactantes para o meio ambiente, sem comprometer o sabor do vinho.

Para quem está começando a explorar o mundo dos vinhos, a dica  das empreendedoras é começar com os mais suaves e ir se acostumando aos poucos com vinhos mais secos. Uvas como a Cabernet Sauvignon, Merlot e Pinot Noir são excelentes opções para quem está iniciando essa jornada de descobertas.

Compartilhe o post:

VEJA MAIS NOTÍCIAS

Abril Cultural Shopping Recife: grandes intervenções artísticas marcam nova edição da mostra

Foto: Divulgação Mall reforça seu DNA de arte e cultura e apresenta, de forma inovadora e exclusiva, obras assinadas por Derlon e...

Jantar Sensorial: Instituto de Cegos da Bahia e Palacete Tira Chapéu se unem em prol da inclusão

Foto: Marco Peixoto Durante a celebração, os convidados foram vendados, mergulhando em um mundo “sem luz” que simula a realidade cotidiana das...

RN integra exposição “Visite o Nordeste” e divulga potencial turístico no mercado europeu

Foto: Assessoria Emprotur Iniciativa apresenta o posicionamento estratégico e as belezas da Região Nordeste para operadores de turismo e agências de viagens...

plugins premium WordPress