Check-up ocular para a volta às aulas: por que é tão importante?

Oftalmologistas do Instituto de Olhos Fernando Ventura (IOFV) destacam o quão fundamental são os exames

As férias estão acabando, ou seja, o período de volta às aulas está prestes a começar. Antes dos retornos dos jovens às instituições de ensino, os pais precisam realizar o check-up oftalmológico dos filhos. Afinal, a dificuldade para enxergar pode impactar diretamente para a aprendizagem, a formação da personalidade e até a adaptação junto aos colegas de classe.

Por isso, as oftalmologistas do Instituto de Olhos Fernando Ventura, Catarina Ventura e Kátia Dantas, destacam a importância da realização do exame antes da volta às aulas. As médicas reforçam que o check-up oftalmológico é essencial para detectar problemas de visão e prevenir doenças oculares, garantindo um ano letivo produtivo e saudável.

“A grande maioria dos problemas de visão em crianças podem ser detectados e tratados precocemente com exames regulares. Nessa fase escolar, por exemplo, podemos descobrir congênita, hipermetropia e miopia. Além disso, o exame ajuda a ajustar corretamente óculos ou lentes de contato e fornece orientação sobre cuidados oculares”, destaca Catarina.

Oftalmologista Kátia Dantas



IDADE RECOMENDADA

De acordo com a oftalmologista Kátia Dantas, também do IOFV, crianças de até dois anos devem ser submetidas à avaliação de um especialista a cada seis meses. Já quem tem mais de dois precisa fazer, ao mínimo, consultas anuais. Esse teste deve conter avaliação da acuidade visual, exame de refração, avaliação da coordenação ocular, exame de fundo de olho e avaliação da saúde ocular geral.

“Os pais devem agendar os exames para antes das aulas, monitorar o uso de dispositivos eletrônicos e orientar os filhos sobre possíveis sintomas ou sinais. Não subestime a importância do check-up oftalmológico. A saúde visual é fundamental para o sucesso escolar”, enfatizou a oftalmopediatra Kátia Dantas.

Compartilhe o post:

VEJA MAIS NOTÍCIAS

Porto Social lança nova edição do CAIS Recife e abre 75 vagas para iniciativas de impacto social

Em parceria com a Prefeitura do Recife, programa investe R$ 1 milhão em ações que transformam realidades nos territórios O Porto Social,...

HOJE: Daniela Arrais lança livro em Recife com reflexão sobre coragem e autoconhecimento

Pela primeira vez na capital pernambucana, a autora promove bate-papo intimista sobre vulnerabilidade e reconexão com presença de Fernanda Pessoa e Clarice...

Ibura recebe a 4ª edição da Corrida dos Morros no Recife com expectativa de 2,5 mil participantes

O bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife, será palco, no próximo dia 13 de abril, da 4ª edição da Corrida...

plugins premium WordPress