Com diversidade de investimentos, crescimento do PIB em Pernambuco é superior à média nacional

Região Nordeste deve puxar expansão do PIB no país nos próximos anos

A região Nordeste vem se transformando em um dos principais motores da economia brasileira. Com alta capacidade produtiva, diversidade de investimentos e contas públicas mais balanceadas, os estados da região apresentaram uma média de crescimento superior à brasileira em 2024: enquanto o país cresceu 3,5%, o Nordeste apresentou um avanço econômico de 3,8% no mesmo período.

Pernambuco foi um dos estados nordestinos que registraram crescimento acima da média nacional. De acordo com dados do levantamento Resenha Regional, divulgado pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) em janeiro de 2025, o estado registrou um crescimento de 3,6% no ano anterior.

Segundo especialistas, esse crescimento está atrelado à expansão de políticas públicas na região, à criação de novos negócios e à onda de empreendedorismo na região.

De acordo com Antonio Cleber Zequetto, Gerente de Cooperativismo e Sustentabilidade da Central Sicredi Nordeste, a atuação de instituições financeiras como cooperativas é essencial para o avanço da economia – principalmente no financiamento de pequenos e médios negócios, que geram empregos nas comunidades onde as cooperativas atuam e receita para os governos por meio da arrecadação tributária.

“Quando a economia cresce, as cooperativas conseguem expandir suas operações e atrair mais associados, fortalecendo as comunidades locais”, explica o especialista. “Essas ações estão profundamente enraizadas na essência do Sicredi. Ao fomentar a educação e o envolvimento social, o cooperativismo garante que nossas iniciativas não apenas beneficiem os associados, mas também criem um impacto duradouro nas comunidades”, acrescenta.

Região deve crescer acima da média nos próximos anos

Para 2025, a expectativa é que a região Nordeste continue superando a média nacional: o Produto Interno Bruto (PIB) da região deve avançar 3,5% este ano, em comparação com a previsão de crescimento de 3% da economia brasileira.

Conforme Cleber Zequetto, a expectativa é que o crescimento econômico e o avanço do cooperativismo andem juntos na região nos próximos anos.

“A expansão do cooperativismo no Nordeste é vital para o desenvolvimento econômico da região. Por meio de iniciativas como o Programa Crescer, por exemplo, oferecemos treinamentos que capacitam nossos associados e a comunidade”, comenta. “Isso educa a comunidade sobre o valor e os benefícios do cooperativismo, aumentando oportunidades de emprego, geração de renda e expansão de comércios e serviços locais onde as cooperativas atuam”, conclui o especialista.

Compartilhe o post:

VEJA MAIS NOTÍCIAS

Cobertura fotográfica de treinos esportivos vira tendência, e cria oportunidades para fotógrafos

Os empreendedores da fotografia estão inovando ao capturar imagens dos treinos de atletas amadores e profissionais nas vias públicas de Natal. Uma...

Secult-PE lança edital do 11º Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura

Com inscrições a partir de 10 de abril, concurso contemplará obras literárias inéditas das quatro macrorregiões de Pernambuco Com o intuito de...

Difusora Running abre 2º lote de inscrições para corrida em Caruaru

Já estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Difusora Running, que este ano será realizado no dia 17 de maio....

plugins premium WordPress