Abertura do Festival PREAMP 2025 contará com inédito Fórum AMP de Qualificação Técnica

Ação inédita na história do festival, que chega à sua 22ª edição, surge em meio aos debates sobre o papel dos diversos profissionais da cultura no mundo moderno. Evento será realizado nesta segunda (10), das 9h às 19h, no Museu Cais do Sertão, no Recife. A entrada é gratuita

Vai começar a programação do Festival PREAMP 2025que traz na abertura da sua 22ª edição uma inédita atividade na história do festival e que será voltada para a qualificação técnica do mercado cultural em Pernambuco. Nesta segunda-feira (10), das 9h às 19h, no auditório do Museu Cais do Sertão, no Bairro do Recife, será realizado o Fórum AMP de Qualificação Técnica, iniciativa que surge em meio aos debates atuais sobre o papel dos diversos profissionais da economia criativa (como artistas, produtores e técnicos) no mundo moderno, e diálogos com personalidades reconhecidas do mercado da cultura sobre temas como os desafios da cultura brasileira, inteligência artificial na produção cultural, plataformas de streaming na gestão artística, perspectivas dos trabalhadores culturais e a ressignificação dos eventos artísticos. Para participar do evento, que é gratuito, basta apenas comparecer ao local. 

“São ações teóricas e práticas com temas focados na cadeia produtiva da cultura, e palestrantes especializados nos assuntos que vão de bens culturais aos novos caminhos no mundo digital, realidades contemporâneas no mercado da economia criativa”, destaca Fábio Cavalcante, coordenador geral do Festival PREAMP. O ciclo de palestras faz uma conexão entre a construção intelectual e os fazeres práticos do dia-dia de quem trabalha com produção cultural, desde os patrimônios e bens culturais até os novos caminhos no mundo digital que têm moldado um dos espaços mais dinâmicos da economia criativa.

A mesa de abertura, das 9h às 11h, terá o tema Cultura brasileira: Um legado de conquistas e seus desafios, das 9h às 11h. Participam do debate representantes das gestões federal, estadual e municipal, como Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Ângelo Ranieri, coordenador de Articulação e Garantias o Ministério da Cultura (MinC); Yasmim Neves, secretária executiva de Cultura de Pernambuco (Secult-PE); André Brasileiro, secretário-executivo da Cultura do Recife (Secult-Recife); Alexandre Miranda, secretário-executivo de Cultura de Olinda (Secult-Olinda); marco Aurélio Filho, Secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife; e Félix Cavalcanti, coordenador administrativo da AMP e coordenador executivo do Festival PREAMP. A mediação será feita por Fábio Cavalcante. 

Em seguida, das 11h às 12h30, será realizada a palestra A revolução da Inteligência Artificial na composição e produção musical, mediado por Joanah Flor. Participam os DJs e produtores Felipe Machado e DJ Dolores, Pierre Lucena, presidente do Porto Digital; Miguel Mendes produtor musical, professor e membro da banda Estesia; Luciano Magno e Guilherme Assis, produtores musicais, músicos e compositores; e Aline Mendes, do Confluência das Favelas.

Das 13h30 às 15h, é a vez da conversa intitulada O papel das plataformas de streaming na carreira dos artistas: Desafios e oportunidades, com mediação da cantora Platônicca e participação dos produtor e músico Ricardo Leão do grupo Estelita; Marcílio Moura, da Fábrica Estúdios; Márcia Bittencourt, da União Brasileira de Compositores (UBC); Jéssica Brito, da ONRPM; e Vinícius Costa, do cineclube Bar Super 8.

Mediado pela produtora cultural Elza Medeiros, o debate seguinte, das 15h às 17h, terá o tema Trabalhadores(as) da cultura – Avanços e perspectivas, com as presenças de Jadion Santos, produtora cultural; Ângelo Ranieri, do MinC; Roze Ferreira, da Articulação Nacional das Trabalhadoras e dos Trabalhadores em Eventos (ANTE); e representantes da PCR e Fundarpe.

Encerrando a programação, das 17h às 19h, o tema A ressignificação dos eventos na era da experiência vai nortear o debate mediado por Fábio Cavalcante e com a participação de Carla Pereira, diretora de ações culturais da Fundarpe; de Dani Coury, do Festival Rec’n’Play; de Ana Garcia, do Festival Coquetel Molotov; Lucas Logiovine, do Golarrolê; Rafael Infa, do Festival Wehoo; e Péricles Boumann, produtor cultural e do staff do Rock in Rio.

PREAMP 2025 – A 22ª edição do festival acontecerá entre os dias 10 e 22 de fevereiro, no Cais do Alfândega, no Bairro do Recife, e tem como tema “Minha memória é feita de passado, mas meu coração é cheio de futuro”.

O Festival PREAMP 2025 é realizado pela pela Articulação Musical Pernambucana (AMP), com patrocínio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura do Recife e Fundação de Cultura Cidade do Recife. Tem o apoio cultural do Governo do Estado, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Também conta com a parceria do Compaz Recife, da UNIAESO, do Museu Cais do Sertão e do Ministério da Cultura (MinC).

Confira mais informações sobre esta e outras edições do Festival PREAMP no Instagram @oficial_amp ou no Youtube /amptvoficial.

Serviço:

Fórum AMP de Qualificação Técnica | 22º Festival PREAMP 2025

Segunda-feira (10), das 9h às 19h

Auditório do Museu Cais do Sertão (Armazém 10, Av. Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife, Recife – PE)

Gratuito | Para participar, basta comparecer ao local

Mais informações: https://www.instagram.com/oficial_amp

Confira a programação do Fórum AMP de Qualificação Técnica:

9h30 às 11h – Mesa de abertura – Cultura brasileira: Um legado de conquistas e seus desafios

Participantes:
Luciana Santos – Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)
Ângelo Ranieri – coordenador de Articulação e Garantias do MinC

Yasmin Neves – secretária executiva da Secult-PE

André Brasileiro – secretário executivo Secult Recife 

Alexandre Miranda – secretário executivo da Secult Olinda Olinda

Felix Cavalcanti – coordenador executivo do PREAMP

Fábio Cavalcante – coordenador geral do PREAMP e mediador

11h às 12h30 – A revolução da Inteligência Artificial na composição e produção musical 

Participantes: Felipe Machado – Artista

Pierre Lucena – Presidente do Porto Digital 

DJ Dolores – Artista 

Miguel Estesia – Artista 

Luciano Magno – Artista

Guilherme Assis – Artista 

Aline Mendes (Confluência das Favelas)

Joanah Flor – Artista e mediadora

13h30 às 15h – O papel das plataformas de streaming na carreira dos artistas: Desafios e oportunidades 

Participantes: Ricardo Leão – Artista

Marcílio Moura – Fábrica Estúdios

Márcia Bittencourt – UBC

Jéssica Brito – ONRPM

Vinicius Costa – Bar Super 8

15h às 17h – Trabalhadores(as) da cultura – Avanços e perspectivas

Participantes: Jadion Santos – Produtora cultural

Ângelo Ranieri – MinC

Roze Ferreira – ANTE

Representantes da PCR e Fundarpe

Elza Medeiros – Mediadora

17h às 19h – A ressignificação dos eventos na era da experiência 

Participantes: Carla Pereira – Fundarpe

Dani Coury – Rec’n’Play 

Ana Garcia – Festival Coquetel Molotov

Lucas Logiovine – Golarrolê

Rafael Infa – Festival Wehoo

Péricles Boumann – Rock in Rio

Fábio Cavalcante – Mediador

Compartilhe o post:

VEJA MAIS NOTÍCIAS

Val Donato estreia show do novo álbum ‘Matriz’

Foto: Thercles Cantora apresenta trabalho autoral com participações especiais e repertório inédito no palco da Vila do Porto A cantora e compositora...

“Conexões Reais” acontece nesta quinta-feira (1º/05), em João Pessoa, com palestras inspiradoras e presença confirmada da atriz Mariana Xavier

Está chegando mais uma edição do “Conexões Reais”, evento que celebra conexões autênticas e transformadoras em meio a um mundo cada vez...

Inteligência Artificial na Terceirização de TI impulsiona produtividade e segurança nas empresas

União entre expertise humana e automação transforma a gestão tecnológica corporativa A terceirização de serviços de Tecnologia da Informação (TI) já é...

plugins premium WordPress