Com apoio do Sebrae, startup que começou com abordagem direta a clientes agora expande operações para a América Latina e África
A ClickMassa Conversas, startup especializada em chatbots e automação de atendimento ao cliente, tem ampliado sua atuação no Brasil e no exterior com soluções inovadoras para empresas e instituições públicas. A trajetória da empresa, que começou no auge da pandemia com uma abordagem direta aos clientes, foi impulsionada pelo programa Startup Nordeste, do Sebrae, e resultou em parcerias estratégicas, como a recente contratação pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de Campina Grande.
Fundada por Wanderley Cunha e André Candido, a ClickMassa surgiu com a proposta de otimizar o atendimento via WhatsApp, em um momento em que a demanda por digitalização ainda não era evidente no mercado. “O maior desafio foi criar essa necessidade no público, porque antes não havia essa vontade de atender pelo WhatsApp”, relembra Wanderley. Mesmo assim, a empresa conquistou 200 clientes rapidamente e hoje atende mais de 6 mil empresas em todo o Brasil, além de contar com 150 licenciados.
A participação no Startup Nordeste, na edição passada (2023/2024), foi um ponto de virada na jornada da empresa pelo conhecimento adquirido e pelas conexões realizadas.
Um dos frutos dessa experiência com a Startup Nordeste foi a missão empresarial promovida pelo programa no evento Nordeste On (NEon), onde apresentamos as soluções ao gestor da STTP de Campina Grande. Após um ano de negociações, firmamos contrato para modernizar o atendimento ao cidadão, tornando o processo mais ágil e eficiente, além de integrar com os sistemas do órgão público. Wanderley Cunha, co-fundador da ClickMassa.
Atualmente, a ClickMassa mira novos horizontes. Com planos de dobrar de tamanho até o final do ano, a empresa já iniciou operações na América Latina e em países africanos, consolidando-se no mercado de ferramentas omnichannel. “Agradecemos ao Sebrae por todo o apoio ao longo da nossa trajetória”, ressalta Wanderley.
O Startup Nordeste e a aceleração de negócios inovadores
O Startup Nordeste é um dos principais programas de aceleração de startups da região, oferecendo mentorias especializadas, networking com investidores e consultoria estratégica. Na edição atual (ciclo 2024/2025), o programa recebeu centenas de inscrições e selecionou 233 startups, das quais 80 avançaram para a fase de aceleração.
Nessa última semana, os inscritos participaram de uma oficina de pitch para se prepararem para as próximas etapas do programa. O processo culmina no Demo Day, um evento em que os empreendedores apresentam seus projetos a investidores e potenciais parceiros, e 60 startups serão selecionadas para a fase final.
Para Bruno Cabrera, diretor do APP SPA Essência Natal, participante da edição atual do programa com uma proposta de um plano de SPA por assinatura, o Startup NE representa uma excelente oportunidade para ampliar horizontes e validar sua ideia de negócio.
As mentorias coletivas e individuais realmente ajudam a aprimorar nossa proposta de valor. Durante o programa, tive a convicção do potencial que enxergávamos no negócio. Bruno Cabrera, diretor do APP SPA Essência Natal.
Isabela Cavalcanti, analista técnica do Sebrae-RN e gestora do edital Startup Nordeste, explica que, além do suporte técnico e estratégico, o programa oferece incentivo financeiro para as startups que se destacarem no demo day, por meio de uma bolsa sócio-empreendedor no valor de R$ 6.500 por startup, por um período de seis meses. “O Sebrae reafirma seu compromisso em fortalecer o ecossistema de inovação no Nordeste, impulsionando negócios que podem competir em escala nacional e internacional”, destaca.