Está superendividado? Veja o que fazer para sair dessa situação

O advogado e CEO da lawtech Jusfy, Rafael Bagolin explica como buscar ajuda jurídica para deixar o vermelho nesse início de ano

Desde 2021, está em vigor a Lei 14.181, conhecida também como a Lei do Superendividamento, que tem como principal objetivo proteger os consumidores que, devido a dívidas, acabam comprometendo sua renda mensal fixa, prejudicando o acesso a serviços e itens essenciais para a sua sobrevivência.

Rafael Bagolin, advogado e CEO da Jusfy, lawtech que traz ferramentas que facilitam o dia a dia de advogados e escritórios, afirma que o primeiro passo ao perceber que está endividado é buscar ajuda jurídica para ver se a situação se enquadra no que é pedido na Lei do Superendividamento e entrar posteriormente com uma ação para a realização dos acordos com as empresas em que possui dívidas.

“A pessoa deve informar ao advogado sua renda mensal e o valor devido para que o profissional possa fazer os cálculos de maneira correta visando a saúde financeira do cliente. Na Jusfy, uma das nossas ferramentas é a JusCalc Superendividamento, uma calculadora que traz com rapidez todos os dados que o advogado precisa para iniciar suas ações sem precisar depender de terceiros e de forma muito mais rápida”, explica Bagolin.

Entre janeiro a dezembro de 2024, aproximadamente 2.479 usuários utilizaram a calculadora de superendividamento da Jusfy e aproximadamente 26.679 cálculos desse tipo foram realizados.

Segundo dados do Mapa da Inadimplência, elaborado pelo Serasa em 2021, 60 milhões de pessoas estavam endividadas no país. Em 2023, o Governo Federal criou o Programa Desenrola Brasil, para ajudar os brasileiros a retomarem o controle da sua vida financeira. Até março de 2024, 14 milhões de pessoas já haviam sido beneficiadas pelo programa.

“Procurar uma ajuda especializada nesse momento fará com que o cliente não saia no prejuízo e se comprometa a buscar um equilíbrio financeiro que não prejudique mais o seu dia a dia. Vale lembrar que muitos contratos feitos entre cliente/empresa possuem juros abusivos e também conseguimos detectar com facilidade a porcentagem e o quanto o cliente pode recuperar caso entre com uma ação revisional”, explica o advogado.

Bagolin aponta outras formas que podem contribuir para fugir de dívidas e ter uma vida financeira mais tranquila:

  • Ter uma visão clara da sua renda mensal individual e familiar.
  • Buscar cursos de educação financeira.
  • Criar uma reserva de emergência.
  • Evitar gastos muito altos e desnecessários.
  • Ter cuidado com excesso de cartões de créditos.
  • Se atentar a compras que possuam juros muito altos.

“Caso o indivíduo não tenha tempo de procurar um escritório jurídico físico, pode procurar um atendimento online para resolver essa questão da entrada para ação de superendividamento. O mais importante é resolver o problema o quanto antes para que isso não o prejudique cada vez mais”, finaliza Bagolin.

Sobre a Jusfy

A Jusfy é a startup jurídica que resolve todas as dúvidas em uma só plataforma e que foi criada justamente para contemplar as ferramentas necessárias para o dia a dia do advogado. Ela é uma LawTech que busca interligar em uma única plataforma, 100% online, de forma leve, rápida e intuitiva, advogados e contadores, principalmente, que precisam de agilidade e assertividade na resolução de questões recorrentes das áreas. Fundada em São Paulo pelo advogado gaúcho Rafael Saccol Bagolin, CEO da empresa, junto do engenheiro de computação e co-fundador, Juliano Lima, e contando com o apoio de Frederico Flores, fundador e CEO da Scaleup, a Jusfy conta com mais de 25 mil usuários.

Site: www.jusfy.com.br

Sobre Rafael Saccol Bagolin

CEO da Jusfy, Rafael é advogado com mais de 12 anos de experiência, formado pela Universidade Franciscana, pós-graduado em Direito Administrativo e Direito do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes e mestre em Direito e Negócios Internacionais pela Universidade Europeia do Atlântico. Junto com Juliano Lima, engenheiro de computação, desenvolvedor e co-fundador da Jusfy, Rafael teve a ideia de elaborar a ferramenta para facilitar, primeiramente, suas dores com cálculos, reduzir os custos e otimizar os serviços do seu escritório.

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/rafael-saccol-bagolin-694990230/

Compartilhe o post:

VEJA MAIS NOTÍCIAS

Muro Alto figura lista das praias mais bonitas do mundo 

Pelo segundo ano consecutivo a praia figura no ranking do Tripadvisor e pontua também como o segundo lugar na América Latina E...

Senac Pernambuco oferta 288 vagas gratuitas em 13 cursos na RMR e no interior

Oportunidades são para Recife, Paulista, Caruaru, Garanhuns, Petrolina e Serra Talhada O Programa Senac de Gratuidade (PSG) está com 288 vagas abertas...

Projeto capacita profissionais da limpeza e amplia oportunidades no mercado

O Dia do Auxiliar de Serviços Gerais, celebrado no último sábado (22), chama a atenção para a importância desses profissionais na manutenção...

plugins premium WordPress