Jogadora potiguar lembra do drama na Olimpíada: “Eu tinha muita dor, mas joguei pelas companheiras, pela família”

Jogadora sofreu fratura durante partida contra a Espanha na fase de grupos e permaneceu em campo por 15 minutos com a lesão; jogadora está de volta à Seleção

A lateral e zagueira Antonia protagonizou uma das cenas mais marcantes da Olimpíada de Paris, em 2024. Foi numa tarde de 31 de julho, num jogo em que o Brasil enfrentava a Espanha, pela fase de grupos, em Bordeaux, e as circunstâncias determinavam que a Amarelinha não poderia perder por um placar elástico. Marta tinha sido expulsa no primeiro tempo e as adversárias, com pompa de campeãs mundiais, vinham de ótimas atuações.

Aos 45 do segundo tempo, a Seleção Brasileira estava em desvantagem no placar, 2 a 0, e levar outro gol seria fatal para as pretensões da equipe. Naquele instante, após um choque casual com Gabi Portilho, Antonia acusou dores intensas na perna. Um exame à beira do campo não acusou nada de mais importante e ela voltou a se juntar a suas colegas para os minutos finais da partida.

Antonia estava com uma fratura na fíbula da perna esquerda e isso seria confirmado com exames de imagens. Mas como não se sabia da extensão do problema no instante em que foi atendida em campo, Antonia jogou no sacrifício por 14 minutos – dos 45 aos 59 -, praticamente parada perto do grande círculo. Engana-se quem pensa que ela teria sido uma simples figurante naquelas condições.

Mesmo mancando, com a fíbula fraturada e as lágrimas querendo escapar, Antonia ficou em campo e obrigou a Espanha a deixar uma e às vezes duas jogadoras tomando conta dela. Sem precisar tocar na bola, tornou-se uma sombra inquietante na mente das rivais.

Ou seja, sua presença em campo por 14 minutos (houve acréscimos de 19 minutos no segundo tempo daquele jogo) pode ter sido determinante para a classificação do Brasil à fase de mata-mata, quando a Seleção enfrentaria novamente a Espanha na semifinal, aplicando uma goleada de 4 a 2 com um show de bola em Marselha.

De volta agora à Seleção Brasileira para um período de treinos em Teresópolis, Antonia, que joga no Real Madrid, recorda-se de tudo aquilo com uma mensagem positiva na ponta da língua.

“Infelizmente, saí ali por causa de uma lesão grave. Foi um jogo que me marcou muito, porque ali todos viram que a Antonia é entrega, é garra, é uma pessoa que joga muito com a emoção, com o coração, com o sentimento de representar bem o meu país. Nada poderia me descrever melhor do que aquele momento de pura garra. Eu tinha dor, mas sabia que, pelas minhas companheiras, se a sente conseguisse passar de fase, elas iam dar esse retorno pra mim e para as outras meninas que se contundiram, a Tamires e a Rafaelle”, contou.

Antonia ressalta que ignorava a fratura, confirmada depois por exame de imagens, e que, se soubesse do problema, não teria continuado em campo.

“Sem dúvida alguma a gente não sabia que se tratava de uma fratura. Ali, no calor do jogo, eu com o corpo quente, a gente achou que seria alguma outra coisa, um problema muscular … porque a saúde do atleta está sempre em primeiro lugar e jamais isso aconteceria se soubéssemos da fratura. Ali, eu coloquei toda emoção, todo o meu sonho que é representar o país, foi isso que me fez segurar ali dentro de campo por praticamente 15 minutos, foi pelas minhas companheiras, pela minha família, pelo Brasil. Isso foi fundamental pra me dar forçar e fazer eu continuar e graças a Deus deu certo. Eu acredito que foi esse momento que fez me ganhar a medalha olímpica junto com as minhas companheiras.”

Fonte: CBF

Compartilhe o post:

VEJA MAIS NOTÍCIAS

Samba no Beco promete movimentar bairro histórico de Maceió neste domingo (23)

O bairro histórico de Jaraguá receberá neste domingo (23) mais uma edição do  Samba no Beco, evento gratuito que promete animar a...

Operação Carnaval 2025: Procon-BA autua sete hotéis em Salvador

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) deflagrou, esta semana, a ‘Operação Carnaval 2025’, conjunto de ações fiscalizatórias voltadas à...

Feira Empreende Piauí leva capacitação e oportunidades a microempreendedores de Teresina

A capital piauiense recebe um importante evento voltado ao fortalecimento do empreendedorismo local. Com o apoio do Governo do Estado, por meio...

plugins premium WordPress