Artistas sergipanos comemoram protagonismo no Ciclo Junino 2025

Foto: Funcap

Programação junina do estado contará com 635 atrações locais, totalizando mais de 90%

A época mais aguardada do ano já se aproxima e os sinais já estão espalhados por aí. O Ciclo Junino 2025 está recheado de programações, distribuídas pelos quatros cantos e o artista sergipano estará presente em todas elas. Como em todos os eventos promovidos, a  valorização do artista local e de todas as formas de cultura do nosso estado é uma preocupação do Governo de Sergipe e no São João não será diferente. Para garantir isso, o Governo, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), estabeleceu que das 701 atrações dos festejos juninos, 635 serão locais, um total de mais de 90% das atrações sergipanas.

Para o presidente da Funcap, Gustavo Paixão, a predominância de artistas sergipanos na programação é uma política pública a ser sempre reforçada. “Este ano é, mais do que nunca, uma grande valorização do artista sergipano. São 635 artistas sergipanos e 68 nacionais nesse ciclo junino, no qual vamos ter mais uma vez a Vila do Forró, Arraiá do Povo, todas as festividades que envolvem os festejos juninos de Sergipe. Vamos fazer muito bonito, com todo respeito a todas as cidades do Nordeste, mas podemos ser o melhor São João do Nordeste este ano. Além disso, o sergipano voltou a ter aquele pertencimento, aquela vontade de acender uma fogueira, de vestir uma roupa xadrez, de colocar uma bota. Isso é um trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado como política pública de cultura, não apenas como shows e como festas. Então cultura, turismo e eventos vem se entrelaçando muito bem e isso tem trazido resultados muito importantes”, concluiu.

Atração da primeira noite do Arraiá do Povo, a banda Fogo na Saia falou sobre a importância da programação ter um grande número de artistas locais. “É um prazer participar mais uma vez da edição do Arraiá do Povo aqui em Aracaju, com essa alegria de poder ver 90% da programação ser composta por artistas sergipanos, essa valorização enche o nosso coração de orgulho. É importante ver o Governo do Estado dando esse espaço para nós, artistas sergipanos, e estamos em festa e gritando aos quatro cantos que realmente Sergipe é o país”, confessou Nanda. 

“Hoje, o povo de Sergipe também valoriza o artista. Nós sempre fomos prestigiados pelo povo sergipano, mas antes, o próprio povo não demonstrava essa valorização, mas agora isso mudou. E isso também acontece nesse governo, mais de 90% da programação de artistas de Sergipe. Então, a gente fica muito feliz, porque o público, o povo, realmente o nosso patrão, o povo sergipano tirou a venda dos olhos e entendeu que só se faz cultura partindo de casa”, completou Xande.

Abertura

Pelo segundo ano consecutivo, a responsabilidade de abrir os festejos juninos no Arraiá do Povo é de Pedro Lua. “É uma alegria gigante, uma responsabilidade significativa, eu me sinto muito feliz e ao mesmo tempo preparado para apresentar ao público e ao povo sergipano um show bonito. Acho que é uma coisa que vem sendo construída ao longo dos últimos anos. Na verdade, tudo se inicia quando se estabelece a ideia de que Sergipe é o país do forró. Nossa busca, a nossa missão é justamente fazer isso se valer, se tornar cada vez mais uma verdade, para que as pessoas aqui de Sergipe percebam, os sergipanos entendam que de fato Sergipe é o país do forró. Por isso os sergipanos precisam ser protagonistas nisso. É fundamental, de fato é necessário protagonizar toda essa cadeia produtiva sergipana, não só de músicos, mas de todos aqueles que trabalham mesmo, que fazem o São João acontecer, as pessoas nas quadrilhas, dançarinos. Então, é super importante, de fato, dar espaço para os sergipanos fazerem o país do forró existir”, destacou o cantor.

No dia 20 de junho, quem leva muito forró para a Orla da Atalaia é Erivaldo de Carira. “A gente vê essa programação com muito carinho, com muito amor, porque estão prestigiando nossos artistas, todo mundo para tocar, isso é que é muito importante. Eu me sinto muito feliz, muito honrado. Agradeço demais por continuar tocando no palco oficial, porque eu já venho há todos esses anos nesse palco, então me sinto honrado. Parabenizo por essa iniciativa de sempre prestigiar os nossos artistas, em todos os eventos do São João, uma festa bonita e como a nossa não tem igual”, afirmou.

Compartilhe o post:

VEJA MAIS NOTÍCIAS

Abril Cultural Shopping Recife: grandes intervenções artísticas marcam nova edição da mostra

Foto: Divulgação Mall reforça seu DNA de arte e cultura e apresenta, de forma inovadora e exclusiva, obras assinadas por Derlon e...

Jantar Sensorial: Instituto de Cegos da Bahia e Palacete Tira Chapéu se unem em prol da inclusão

Foto: Marco Peixoto Durante a celebração, os convidados foram vendados, mergulhando em um mundo “sem luz” que simula a realidade cotidiana das...

RN integra exposição “Visite o Nordeste” e divulga potencial turístico no mercado europeu

Foto: Assessoria Emprotur Iniciativa apresenta o posicionamento estratégico e as belezas da Região Nordeste para operadores de turismo e agências de viagens...

plugins premium WordPress