Cafés do RN: ações buscam retomada da cafeicultura em Martins

Foto: Sebrae-RN

Seminário, ontem (25), no município serrano, reforça o compromisso do Sebrae-RN em potencializar o setor como ferramenta de desenvolvimento

Um dos produtos mais consumidos mundo afora, e de forte tradição no Brasil, o café retoma o protagonismo entre os cultivos no município de Martins, região serrana do Alto Oeste do Rio Grande do Norte. A cultura é foco de uma série de intervenções estratégicas realizadas pelo Sebrae RN, com o objetivo de impulsionar a retomada da produção de café na região e em outras áreas com potencial produtivo no estado.

Parte dessas ações foi realizada nesta terça-feira (25), no auditório da Secretaria de Educação de Martins, no Seminário da Cafeicultura. O evento, realizado em parceria com as secretarias municipais de Agricultura e Turismo, reuniu especialistas, produtores, exportadores e empreendedores interessados em explorar o potencial econômico e turístico do café.

A iniciativa reforça o compromisso do Sebrae RN e atores locais em potencializarem o setor como ferramenta de desenvolvimento territorial, econômico e social, resgatando tradição histórica e projetando Martins e o Rio Grande do Norte para novos mercados. Na década de 1970, a cafeicultura posicionou Martins como núcleo do café potiguar. A atividade, contudo, perdeu força devido à falta de diretrizes estratégicas, que devem ser desenvolvidas a partir da atuação do Projeto Cafés do RN, desenvolvido pelo Sebrae estadual.

Revitalização

Segundo Elton Alves, analista técnico e gestor do Projeto Cafés do RN, o trabalho em Martins está focado em revitalizar o cultivo local, hoje concentrado em pequenas áreas em quintais de residências. As ações previstas no município incluem diagnóstico de propriedades interessadas, incentivo à formação de grupo de produtores para estimular o consórcio da operação e fortalecimento de toda a cadeia produtiva.

“O seminário técnico tem o objetivo de apresentar o resgate da cafeicultura que ela ainda é realidade aqui, porém de uma forma muito para consumo próprio. Queremos transformar a realidade de Martins nos próximos anos, com a retomada da cafeicultura. Estamos empenhados nessa missão, disseminando o café de qualidade, o chamado café especial. Enxergamos potencial elevado para o cultivo em Martins e queremos, com as ações no município, ter tudo aquilo que o café proporciona: desenvolvimento e transformação de vidas”, explica.

O Sebrae também aposta na capacitação dos produtores para desenvolver marcas próprias, explorar o mercado nacional e internacional e, futuramente, obter indicação geográfica que consolidem a identidade do café martinense como um produto de excelência.

Para o produtor de café e secretário de Agricultura de Martins, Abraão Maximiano, a ideia é que, em breve, o café produzido no município possa ser comercializado e base para eventos gastronômicos locais. Entusiasta do cultivo do café, ele conta orgulhoso dos projetos para as cerca de duas mil mudas que possui da planta.

“Tenho duas mil mudas para irem para o solo, porque apostamos muito na cultura do café aqui em Martins. É um novo gancho para nossa economia e esperamos, muito em breve, ter aqui um grande festival do café, fomentado pela produção aqui na cidade”, frisa

O Seminário de Cafeicultura desta terça-feira contou com palestras de renomados especialistas, como Jéssica Marcelle (NECAF-UFPB), Valdick Oliveira (Observatório do Café), Mauricelia Lopes (BIEA) e o gestor Elton Alves. Em suas apresentações, abordaram temas como oportunidades no mercado do café, perfil agronômico e investimento para a cafeicultura, além do cenário de compra e venda de café nos mercados nacional e internacional. Os participantes do evento também fizeram visita técnica a um viveiro de mudas e puderam degustar cafés especiais produzidos na cidade.

Potencial

O proprietário do Observatório do Café, barista e mestre de torra, Valdick Oliveira, considera o seminário decisivo para o resgate da cafeicultura em Martins. De acordo com o empresário, as ações em prol do desenvolvimento do setor terão forte contribuição na economia e no desenvolvimento social do município, especialmente aliado ao potencial turístico da cidade e região.

“O seminário de cafeicultura que aconteceu hoje aqui em Martins é um marco histórico para a cidade, que na década de 70 já teve a cafeicultura muito presente. A região tem um potencial turístico muito grande e o café chega para agregar a tudo isso, tendo em vista que já há aqui na região grandes produtores de queijo, cachaçaria artesanal, entre outras potencialidades. No nosso entendimento, resgatar a cafeicultura hoje, aqui, é uma grande oportunidade de crescimento econômico, crescimento das pessoas. E a gente vai provocar uma grande revolução na economia não só local, mas impactar também no estado”, pontua.

No período da tarde, no Abigail Bistrô, o Sebrae realizou workshop para capacitar proprietários de docerias, cafeterias e restaurantes sobre possibilidades de agregação de valor a partir da cultura do café. O intuito foi apresentar como o café, aliado a receitas criativas e uma experiência de consumo diferenciada, pode agregar valor aos negócios locais.

O Nordeste brasileiro é a segunda região que mais consome café no Brasil, e os cafés produzidos no Rio Grande do Norte alcançam índices elevados na classificação dos produtos especiais. A pontuação do produto potiguar alcança pontuação em torno de 84 pontos, numa escala que vai de 0 a 100, e que analisa, por meio de uma avaliação sensorial rigorosa, atributos através de aroma, sabor, acidez, corpo e finalização, para determinar a qualidade do café.

Para mais informações sobre Projeto Cafés do RN do Sebrae-RN entrar em contato com gestor Elton Alves, no seguinte contato: 84. 99976.0410 (whatsapp e ligações).

Fonte: Sebrae-RN

Compartilhe o post:

VEJA MAIS NOTÍCIAS

Abril Cultural Shopping Recife: grandes intervenções artísticas marcam nova edição da mostra

Foto: Divulgação Mall reforça seu DNA de arte e cultura e apresenta, de forma inovadora e exclusiva, obras assinadas por Derlon e...

Jantar Sensorial: Instituto de Cegos da Bahia e Palacete Tira Chapéu se unem em prol da inclusão

Foto: Marco Peixoto Durante a celebração, os convidados foram vendados, mergulhando em um mundo “sem luz” que simula a realidade cotidiana das...

RN integra exposição “Visite o Nordeste” e divulga potencial turístico no mercado europeu

Foto: Assessoria Emprotur Iniciativa apresenta o posicionamento estratégico e as belezas da Região Nordeste para operadores de turismo e agências de viagens...

plugins premium WordPress