Dia Internacional do Lixo Zero impacta o meio ambiente nordestino

Data instituída pela ONU busca conscientizar a população sobre a importância de consumir e produzir de maneira sustentável

Neste domingo (30), é celebrado o Dia Internacional do Lixo Zero, instituído em 2022 pela Assembleia Geral das Nações Unidas com o objetivo de incentivar a adoção de iniciativas sustentáveis e apoiar a transição para uma economia circular a nível global e local.

O relatório “What a waste: A global review of solid waste management”, feito pelo Banco Mundial em 2019, previa que o acúmulo de materiais subiria para 2,2 bilhões de toneladas até 2025. No entanto, de acordo com o Panorama Global do Manejo de Resíduos 2024, o planeta atingiu os 2,3 bilhões de toneladas de resíduos ainda em 2023.

O Instituto Inovação & Economia Circular (IEC-Brasil) e a empresa REEECicle desempenham um papel muito importante na região Nordeste, através da conscientização e implementação da economia circular. Em ações de educação ambiental, as instituições doam computadores remanufaturados, instalam Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) e coletas de resíduos, promovem cursos profissionalizantes na área da tecnologia, como reparo de smartphones e recondicionamento de computadores. 

Além disso, participam e realizam eventos em empresas, instituições públicas e escolas para incentivar a coleta e reciclagem de resíduos. A REEECicle é a única empresa no Nordeste certificada com o ISO 14001:2015, norma internacional que especifica os requisitos para um Sistema de Gestão Ambiental eficaz e garante que segue os padrões ambientais específicos internacionais.

“O Dia do Lixo Zero é um momento muito importante para refletirmos sobre o impacto que nossas ações têm no meio ambiente, mas a verdadeira mudança acontece quando transformamos esse compromisso em atitudes diárias. Para que possamos realmente fazer a diferença, é essencial que as práticas de redução de resíduos e reciclagem se tornem parte do nosso cotidiano, não apenas em um dia específico, mas ao longo de todo o ano. É assim que ajudamos a construir um futuro mais sustentável para as próximas gerações dia a dia”, salienta Sávio França, diretor do IEC-Brasil e da REEECicle.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), realizar ações de desperdício zero no dia internacional ajuda a promover todos os objetivos e metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 e 12. Esses objetivos abordam todas as formas de desperdício, incluindo perda e desperdício de alimentos, extração de recursos naturais e lixo eletrônico.

Fonte: Assessoria de imprensa

Compartilhe o post:

VEJA MAIS NOTÍCIAS

Cobertura fotográfica de treinos esportivos vira tendência, e cria oportunidades para fotógrafos

Os empreendedores da fotografia estão inovando ao capturar imagens dos treinos de atletas amadores e profissionais nas vias públicas de Natal. Uma...

Secult-PE lança edital do 11º Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura

Com inscrições a partir de 10 de abril, concurso contemplará obras literárias inéditas das quatro macrorregiões de Pernambuco Com o intuito de...

Difusora Running abre 2º lote de inscrições para corrida em Caruaru

Já estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Difusora Running, que este ano será realizado no dia 17 de maio....

plugins premium WordPress