SalCine abre inscrições gratuitas para curso de Produção Executiva

O SalCine Cursos, iniciativa da Prefeitura Municipal de Salvador através da das secretarias Municipais de Cultura e Turismo (Secult) e Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), está com inscrições abertas até o próximo dia 19 para o curso em Produção Executiva. Ao todo, serão oferecidas 20 vagas e a carga horária é de 120 horas. O processo é gratuito e os candidatos podem se inscrever através do link https://salvadorcriativa.salvador.ba.gov.br/cursos/.

O curso é realizado em parceria com o Senai Cimatec e integra o segundo ciclo de formações do programa. As aulas acontecerão de maio a agosto de 2025, no turno da noite, em formato híbrido, na sede do Senai Cimatec, na Avenida Orlando Gomes, em Piatã. É necessário ser maior de 18 anos, residir em Salvador e ter ensino fundamental completo para concorrer às vagas.

Para a gestora de Audiovisual da Secult, Milena Anjos, o curso em Produção Executiva é um dos mais importantes da cadeia produtiva. “O produtor executivo é responsável por transformar roteiros em realidade, buscando apoios, patrocínios e viabilizando projetos como filmes, séries e videoclipes. A nova turma de Produção Executiva reforça nosso compromisso, ampliando as possibilidades de capacitação e fortalecimento do audiovisual soteropolitano”, diz.

Ter experiência prévia e/ou conhecimento na área audiovisual ou em produção de atividades culturais serão pontos avaliados na seleção das vagas, bem como formação completa ou em andamento nas áreas de administração, cinema e audiovisual, produção de eventos, comunicação, produção cultural ou curso técnico em multimídia. No primeiro ciclo do SalCine Cursos, 61 alunos foram certificados, e 70% já estão atuando na área.

“Nosso principal objetivo é garantir qualificação e atualização profissional para o setor audiovisual de Salvador. Como essa é uma área que está em constante transformação, é essencial que os profissionais se mantenham atualizados para que talentos locais não precisem deixar a cidade por falta de oportunidades de formação”, completa Milena.

Mariana Inah, gestora da Indústria Criativa Senai Cimatec, destaca que o SalCine Cursos está construindo pontes entre o talento local e as oportunidades reais do mercado. “Salvador tem um potencial criativo enorme, e o Cimatec, como parceiro e executante do programa, tem orgulho de impulsionar essa potência por meio da inovação, da educação, da tecnologia e de uma visão voltada para o futuro da indústria do audiovisual”, diz.

O segundo ciclo do SalCine Cursos começou ainda em 2024, com a turma de Inglês para o Audiovisual, que certificou aproximadamente 20 profissionais da área, em parceria com a Casa de Cinemas Negros Chica Xavier. Também estão sendo realizadas uma série de oficinas como Produção de Set para Cinema, Atuação para Audiovisual e Direção Cinematográfica, que seguem até junho e são voltadas para realizadores negros de Salvador.

Fonte: Ascom/Secult PMS

Compartilhe o post:

VEJA MAIS NOTÍCIAS

A magia da Páscoa invade o Shopping Parangaba, em Fortaleza

Foto: Divulgação Durante todos os domingos de abril, os corredores do Shopping Parangaba se transformam em um verdadeiro espetáculo de cores, música...

Vereadores de Natal Participam do Lançamento do Prêmio Parlamento Empreendedor 2025

Foto: Francisco de Assis Os vereadores de Natal participaram nesta sexta-feira, 04/04, do lançamento do edital do Prêmio Parlamento Empreendedor, realizado anualmente...

Dia Mundial da Saúde 2025 inicia campanha global pela saúde materna e neonatal

Imagem: Freepik No Rio Grande do Norte, especialista destaca avanços e desafios na proteção à vida de gestantes e recém-nascidos Na próxima...

plugins premium WordPress