Foto: Divulgação
Idealizado pelo Coletivo Imune, o projeto tem o objetivo de fortalecer a música independente, a música mineira e a cena cultural nordestina, passando por seis estados
Com um repertório que reúne composições coletivas e solos autorais, o “Rolezinho Imune” chega a Natal neste sábado (5), com show do Coletivo Imune: Bia Nogueira, Cleópatra e Raphael Sales, e da banda Sourebel. Realizado em parceria com o DoSol, a iniciativa aborda temas como ancestralidade, empoderamento e representatividade nas artes. O show é gratuito e acontece na Sede Cultural DoSol, a partir das 17h.
Com programação em Natal, Recife, João Pessoa, Fortaleza, Maceió e Salvador, o “Rolezinho Imune” tem o objetivo de fortalecer a música independente, a música mineira através da circulação e a cena cultural nordestina, além de promover a representatividade negra, indígena, periférica e LGBTQIAPN+ nas programações artísticas.
“Uma das principais ações da Sede Cultural DoSol é gerar intercâmbio entre projetos culturais e artistas de todo o Brasil. Receber o Rolezinho Imune é algo que muito nos alegra porque cria uma ponte entre o que estamos fazendo aqui no RN e o que está sendo feito em Minas Gerais. Quanto mais a gente se misturar mais rico e plural fica o ecossistema da música brasileira”, destaca Ana Morena, idealizadora do DoSol e parceira do projeto.
Formado por Bia Nogueira, Cleópatra e Raphael Sales, artistas que se destacam pelo fomento à música negra em Minas Gerais por meio do Festival Imune, o projeto busca conectar o Coletivo Imune a artistas locais, promovendo imersões musicais e apresentações colaborativas. Entre as atividades, destaca-se o workshop “Do ancestral ao contemporâneo ”, no qual os artistas convidados terão contato direto com a pesquisa sonora do coletivo.
“A proposta é apresentar ao público nordestino uma sonoridade potente, que mescla música brasileira, eletrônica, rap e ritmos das manifestações afro-mineiras, fortalecendo o intercâmbio cultural entre territórios”, afirma Bia Nogueira, idealizadora do Coletivo Imune, cantora, atriz e empreendedora cultural.
O projeto “Rolezinho Imune” foi fomentado pela Bolsa Funarte de Música Pixinguinha 2023, através do programa de difusão nacional Funarte Rede das Artes 2023, com apoio da Funarte e do Ministério da Cultura.
Confira a programação completa:
RECIFE/PE
Data: 04 de abril (sexta-feira)
Horário: 21h
Local: Terra Café
Show de Coletivo Imune: Bia Nogueira, Cleópatra, Raphael Sales
Participação especial: Bione
Show de Poli
Gratuito | Retirada de ingressos via Sympla
NATAL/RN
Data: 05 de abril (sábado)
Horário: 17h
Local: Sede Cultural DoSol (Rua Almira Melo do Amaral, 1963, Potilândia)
Show de Coletivo Imune: Bia Nogueira, Cleópatra, Raphael Sales
Show de Sourebel
Gratuito
JOÃO PESSOA/PB
Data: 06 de abril (domingo)
Horário: 17h
Local: BBS Lab
Show de Coletivo Imune: Bia Nogueira, Cleópatra, Raphael Sales
Participação especial: Nathalia Bellar
Show de Fúria Negra
Gratuito
FORTALEZA/CE
Data: 10 de abril (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Hifive Discos e Bar
Show de Coletivo Imune: Bia Nogueira, Cleópatra, Raphael Sales
Show de Mateus Fazeno Rock
Gratuito
MACEIÓ/AL
Data: 12 de abril (sábado)
Horário: 19h
Local: Lab Carambola
Show de Coletivo Imune: Bia Nogueira, Cleópatra, Raphael Sales
Show de Naty Barros
Gratuito
SALVADOR/BA
Data: 26 de abril (sexta-feira e sábado)
Local: Colaboraê
Horário: Abertura da Casa – 20h / Início dos shows – 22h
Show de Coletivo Imune: Bia Nogueira, Cleópatra, Raphael Sales
Participação especial: Pedro Pondé, Fashion Piva, João Merín e mais
Venda de Ingressos via Sympla | primeiro lote R$ 20,00
Fonte: Assessoria de imprensa